Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/11/2023

Saiba mais sobre a Análise de Modos de Falha e seus Efeitos

A evolução em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é uma constante busca para os profissionais dedicados e as empresas responsáveis, mas existem desafios. Os riscos são constantes e devem ser usadas ferramentas eficazes para este combate. Dentre várias ferramentas está a FMEA , do inglês Failure Mode and Effect Analysis, traduzida para o portugês como Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. 

A FMEA, trata-se de uma metodologia que permite analisar possíveis falhas e o que sua ocorrência poderia causar dentro de uma indústria. A abordagem sistemática identifica possíveis modos de falha em um processo ou produto. No contexto da SST, avalia-se como e por quê um equipamento pode não atender às expectativas de segurança, colocando o trabalhador em risco potencial.

Algum dos benefícios da FMEA em Segurança e Saúde no Trabalho:

  • Antecipação de riscos: a FMEA prevê falhas potenciais em equipamentos e práticas muito antes de ocorrerem no campo.
  • Eficiência na alocação de recursos: os riscos são classificados por grau, permitindo que medidas corretivas sejam tomadas de forma estratégica, priorizando os riscos mais críticos.
  • Melhoria contínua: a análise fornece um roteiro para otimizar os processos de trabalho, tornando-os mais seguros e eficientes a cada revisão.

Passo a Passo para implementar um FMEA:

  • Formação de equipe: reúna um grupo diversificado, abrangendo desde os trabalhadores da linha de frente até a gestão, para garantir uma perspectiva completa.
  • Listagem de falhas: identifique todas as possíveis falhas em equipamentos, processos e práticas. Pergunte-se: “o que poderia dar errado?”
  • Avaliação dos riscos: classifique os riscos considerando a gravidade do efeito, a chance de ocorrência e a capacidade de detecção.
  • Plano de ação: com base na avaliação, desenvolva estratégias para mitigar os riscos. Isso pode incluir treinamentos, revisões de processos ou adoção de novos equipamentos, como a luva de raspa.
  • Revisão e monitoramento: a FMEA não é uma ação única. Revisite regularmente as análises para atualizar as informações e garantir que as estratégias de mitigação continuem eficazes.

Os desafios em SST são muitos e variados, mas ferramentas como a Análise FMEA oferecem um caminho seguro para enfrentá-los. Ao adotar essa abordagem, os profissionais podem garantir que as decisões tomadas no campo da segurança sejam duradouras, estratégicas e eficazes. FMEA é uma técnica utilizada para identificar e avaliar os modos de falha potenciais em um sistema, processo ou produto.

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!

Fevereiro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
AELO
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RS
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-TO
Sinduscon-CE
ANEOR
FENAPC
Sinduscon-Oeste/PR
APEOP-SP
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea