Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/06/2023

Roadshow debate valorização de engenharia e gestão compartilhada

Método Não Destrutível (MND) na engenharia brasileira e o case do Projeto Cerrado, que aborda os desafios e aprendizados na construção de grandes projetos, serão temas centrais do Roadshow: Formação de Preços e Relações Contratuais, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), no próximo dia 23 de junho, em formato virtual. O evento é realizado em parceria com o Sinduscon-SP, Sinduscon-SF, Sinduscon-MS e correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

O encontro, já consolidado pela entidade, reuniu mais de 1.200 pessoas em suas últimas edições. O Roadshow tem como objetivo compartilhar conhecimento e elevar o nível de maturidade das empresas do segmento, contribuindo para que a COIC cumpra sua missão de elevar o nível de sucesso dos projetos implantados no país, destacou o presidente da Comissão, Ilso de Oliveira.

O primeiro painel do Roadshow será sobre o MND. A terminologia foi introduzida no Brasil em 1975 para designar obras de túneis de médio e pequenos diâmetros, explicou o engenheiro civil e precursor do método no Brasil, Yannis Calapodopulos. Segundo ele, a tecnologia tem sido difundida em todo o país, sobretudo na execução de obras de saneamento básico. 

“Nas grandes cidades estas obras ganharam notoriedade porque ao executar obras de drenagem, coletores e interceptores de esgotos não se destrói mais a superfície, como ruas e passeios. Em todo o mundo essa tecnologia é utilizada mecanicamente com uso de equipamentos modernos e robotizados”, destacou. 

O segundo painel será apresentado pelo diretor de engenharia da Suzano, que fará a apresentação do case Projeto Cerrado, uma nova fábrica de celulose que a empresa está construindo no estado do Mato Grosso do Sul. 

O Projeto tem promovido impacto no desenvolvimento no estado e no mercado, apontou o vice-presidente do Sinduscon-MS, Kleber Luiz Recalde. As empresas do estado devem se preparar para as mudanças de mercado e o RoadShow poderá contribuir para isso, apontou. “O RoadShow é uma grande oportunidade oferecida pela COIC/CBIC para o Sinduscon-MS e aos empresários do nosso estado. Temos presenciado, recentemente, a implantação de grandes plantas industriais no Mato Grosso do Sul, com a perspectiva de continuar ocorrendo. Porém, as nossas empresas não têm forte tradição e cultura de negócios em obras corporativas e industriais, por tanto, temos muito que assimilar sobre contratos, gestão compartilhada, inovação neste segmento, valorização da engenharia nas tomadas de decisão, formação de preços”, disse. 

O evento Roadshow mostra a união e o comprometimento do setor da construção com o desenvolvimento sustentável e a inovação, apontou a presidente do Sinduscon-SF, Elissandra Candido. “Esperamos que o Roadshow seja um sucesso de público e de conteúdo, que possa inspirar e capacitar os profissionais da área, além de divulgar as boas práticas e os cases de sucesso do segmento. Estamos comprometidos com a divulgação do evento, para alcançar toda cadeia produtiva”, afirmou. 

 

Participe do debate, clique aqui e faça sua inscrição. 

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Mossoró
Aconvap
Sinduscon-CE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ascomig
APEMEC
Sinduscon-RR
SECOVI- PB
Abrainc
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea