Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2024

Rio será a capital mundial da habitação, de 13 a 16 de agosto

Cidade receberá reunião da maior entidade internacional do setor

Pela primeira vez, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) será anfitriã de uma reunião da International Housing Association (IHA) – ou Associação Internacional de Habitação –, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado na Casa Firjan, no bairro de Botafogo, e reunirá líderes globais do setor de construção civil e habitação para debater os principais desafios e inovações que moldarão o futuro da indústria.

As reuniões da IHA estão entre os principais fóruns globais de discussão e colaboração no setor de habitação. “O encontro do Rio visa promover o intercâmbio de conhecimentos, compartilhar melhores práticas e explorar soluções para os desafios enfrentados pela indústria em diferentes partes do mundo, como mudanças climáticas e industrialização da construção”, explica o presidente da CBIC, Renato Correia.

A CBIC desempenhará um papel de destaque na reunião deste ano, liderando discussões fundamentais sobre acessibilidade habitacional, inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento da força de trabalho no contexto da construção civil. Os debates vão envolver representantes de diversos países como EUA, Noruega, Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão.

“A CBIC irá coordenar a Cúpula Global de Habitação e Imóveis no evento internacional e apresentará painéis com temas muito importantes, como os desafios da industrialização para a construção no Brasil e os programas de aluguel de habitação social para combater o déficit de moradias, no país e no mundo. Será um momento muito especial e produtivo”, destaca José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC e representante da entidade na IHA.

A reunião contará com o presidente da IHA e secretário de Relações Internacionais da Japan International Association for the Industry of Building and Housing (ou Associação Internacional Japonesa para a Indústria da Construção e Habitação – JIBH), Tom Ito. Entre outros temas, ele falará sobre ‘Descarbonização da habitação no Japão’.

Durante a programação, reservada inteiramente a membros de entidades nacionais associadas, será feita a apresentação de um estudo sobre os ‘Mercados de habitação ao redor do mundo’, conduzido pelo economista Prakash Loungani, ex-conselheiro do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Haverá também painéis com a participação de especialistas de diferentes países sobre sistemas nacionais para qualificação de mão de obra, que irá discutir o que está funcionando e o que precisa mudar, assim como debates sobre impacto das regulamentações governamentais na habitação. A programação reserva ainda um debate sobre o futuro da habitação em diversos países e no Rio de Janeiro, além de uma visita a empreendimentos em andamento na cidade.

IHA discute o futuro da habitação no mundo

Criada há 35 anos, a IHA é uma organização global que promove a troca de conhecimentos e boas práticas entre associações nacionais de habitação e construção civil, com foco em acessibilidade habitacional, sustentabilidade, inovações tecnológicas e capacitação de mão de obra. No Brasil, a atuação da IHA é particularmente relevante, dada a complexidade do setor habitacional no país e os desafios de urbanização que enfrenta.

“A participação da CBIC na IHA não só fortalece a posição do Brasil na discussão global, como também contribui para trazer ao país as inovações e tendências que moldam o futuro da habitação em escala mundial”, explica José Carlos Martins.

Através das reuniões periódicas a IHA discute políticas públicas e aborda desafios comuns enfrentados pela indústria. Nas Reuniões Anuais são debatidas estratégias de longo prazo e são realizadas na sede da entidade internacional, em Las Vegas, nos EUA.

Já as Reuniões Intermediárias (ou interinas) são realizadas entre as Anuais, em países-sede de entidades associadas, para discutir assuntos em andamento, fazer atualizações sobre projetos nas áreas de interesse. O encontro no Rio é a Reunião Interina de 2024 e será a segunda desta natureza realizada de forma presencial desde a pandemia de Covid-19. A anterior ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2022.


Programação Preliminar da Reunião Interina 2024 da IHA

Rio de Janeiro, 13 a 16 de agosto
Hospedado por Membro da IHA: Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Local: Casa Firjan, Inovações para os Desafios da Nova Economia

Terça-feira, 13 de agosto (Hilton Copacabana Hotel)

  • 16:30: Happy Hour de Boas-vindas

Quarta-feira, 14 de agosto (Casa Firjan)

  • 09:00: Boas-vindas e Apresentações
    • Sr. Renato Correia, CBIC, Presidente
    • Sr. José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo, CBIC
    • Sr. Tom Ito, Presidente da IHA
    • Sr. Paul Lopez, Secretário da IHA
  • 09:15: Estado da Indústria de Habitação nos Países – Sr. Paul Lopez
  • 09:45: Economia Global da Habitação – Sr. Tom Ito
    • Perspectiva da Indústria de Habitação no Brasil – CBIC
    • Mercados de Habitação ao Redor do Mundo – Sr. Prakash Loungani, PhD, IEO e ex-Chefe de Divisão do FMI – Global Housing Watch; Sr. Karan Bhasin, Estudante de Graduação/PhD na Universidade de Albany, Departamento de Economia
  • 10:45: Atualização do G7 – Sr. Tom Ito
  • 10:55: Intervalo
  • 11:10: Grupos de Trabalho da IHA – Sr. Tom Ito
    • 11:10: Indústria 4.0 – Sr. Allen Wang, Presidente do GT
      • Importância das novas tecnologias para construtoras e motivos para sua adoção limitada – Resultados da Pesquisa e Discussão
      • Apresentações:
        • Melhoria na Eficiência de Construção de Casas em Concreto Armado – Sr. Allen Wang, Advance Developers Association (ADA)
        • Inovação Tecnológica no Processo de Licenciamento de Construções – Sr. Jeffrey Munsterteiger, Gerente de Programas, Códigos e Normas, National Home Builders’ Association (NAHB)
        • Uso da Indústria 4.0 na Construção de Casas no Japão – Sr. Kensuke (Ken) Tanaka, Gerente Assistente de Projetos
      • Fórum Aberto
    • 12:10: Almoço
    • 13:10: Continuação dos Grupos de Trabalho da IHA
      • 13:10: Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Resiliência – Sr. Lars Myhre, PhD, Presidente do GT
        • Cálculo de Gases de Efeito Estufa e Carbono Incorporado
        • Apresentações:
          • Estrutura para o Cálculo do Ciclo de Vida das Emissões de Gases de Efeito Estufa – Normas Internacionais e Implementação Nacional – Sr. Lars Myhre, PhD, Associação Norueguesa de Construtores de Casas
          • Descarbonização da Habitação no Japão – Sr. Tom Ito, Associação Internacional do Japão para a Indústria de Construção e Habitação
        • Discussão em Grupo:
          • Papel da IHA
          • Riscos das mudanças nos cálculos para a indústria
      • 14:20: Mão de Obra Qualificada/Desenvolvimento da Força de Trabalho – Sr. Greg Zick, Presidente do GT
        • Atualização da OCDE
        • Força de Trabalho Verde. O que está acontecendo atualmente em seu país?
          • Aspirações futuras, o que precisa acontecer? (30 minutos)
          • Atualizações rápidas: Austrália, Canadá, Japão e EUA (3 minutos por país)
          • Discussão aberta
        • Sistemas Nacionais para Mão de Obra Qualificada. O que está funcionando? O que precisa mudar? (30 minutos)
          • Austrália, Canadá, Japão e EUA (3 minutos por país)
          • Discussão aberta
      • 15:20: Intervalo
      • 15:40: Continuação dos Grupos de Trabalho da IHA
        • 15:40: Acessibilidade Habitacional – Sr. Kevin Lee, Presidente do GT
          • Impacto das Regulamentações Governamentais
            • Revisão da Pesquisa
            • Situação da Política sobre Acessibilidade Habitacional
            • Quais são os grandes impactos regulatórios que impulsionam os preços e limitam a oferta?
            • Como você está contando a história para tentar mudar as regulamentações?
              • Táticas e Impacto
        • 16:40: Habitação Social, Sra – Mariana Ribeiro-Martin, Presidente do GT
          • Reafirmação da Declaração de Intenção

Quinta-feira, 15 de agosto

  • 10:00: Negócios da IHA – Sr. Paul Lopez
    • Nomeação da Presidência da IHA
    • Orçamento de 2024 até o momento
    • Proposta de Orçamento para 2025
    • Reuniões Futuras:
      • Reunião Anual de 2025, Las Vegas, Nevada
        • International Builders’ Show
      • Reunião Interina da IHA de 2025, Local a ser definido
  • 11:00: Fórum Aberto – Sr. Paul Lopez
  • 11:15: Notas e Ações – Sr. Paul Lopez
  • 14:00: Cúpula Global de Habitação e Imóveis – Sra. Mariana Ribeiro, CBIC
    • 14:00: Boas-vindas e Observações de Abertura – Sr. José Carlos Martin, CBIC
    • Programas de Aluguel de Habitação Social – Sra. Mariana Ribeiro
    • 14:05: Situação da Habitação Social para Aluguel na América do Sul, Sr. Clausens Duarte
    • 14:20: Programas de Aluguel de Habitação Social de Outros Países (aproximadamente 5 minutos por país)
      • Canadá: 14:25
      • Irlanda: 14:30
      • Japão: 14:35
      • Reino Unido: 14:40
      • EUA: 14:45
    • 14:55: Desafios da Industrialização para a Indústria da Construção no Brasil – Sr. José Carlos Martin, CBIC
    • 15:10: Sistemas Industrializados Comuns de Construção de Habitação Usados ao Redor do Mundo (até 5 minutos por país)
      • Canadá: 15:10
      • Irlanda: 15:15
      • Japão: 15:20
      • Reino Unido: 15:25
      • EUA: 15:30
    • 15:50: Atualização do Mercado Imobiliário HabitacionalInternacional, Sra. Mariana Ribeiro
      • 15:50: Mercado Imobiliário Habitacional no Rio de Janeiro: Dados e Tendências – Sr. Marcos Saceanu, ADEMI
      • 16:20: Mudanças Pós-Pandemia nos Estados Unidos – Sr. Paul Lopez
      • 16:30: Projeto Reviver Centro. Transformação e Renovação do Centro do Rio de Janeiro – Sr. Claudio Hermolin, Sinduscon-Rio
      • 16:40: Situação do Mercado Imobiliário Habitacional ao Redor do Mundo (aproximadamente 5 minutos por país)
        • Canadá: 16:40
        • Irlanda: 16:45
        • Japão: 16:50
        • Reino Unido: 16:55
        • EUA: 17:00
  • 17:00: Encerramento da Cúpula

Sexta-feira, 16 de agosto

  • 09:30: Visita a empreendimentos
  • 13:15: Lab Firjan SENAI SESI – Tour pelo Centro de Referência em Construção Civil

O tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-AM
SECOVI-PR
Aconvap
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – SE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
SECONCI BRASIL
SECOVI- PB
Sinduscon-PR
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros