Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/09/2023

Rio Construção Summit reúne especialistas nacionais e internacionais de 19 a 21

O Rio de Janeiro recebe de 19 a 21 de setembro o maior evento do setor da construção já realizado no Brasil, o Rio Construção Summit 2023, promovido pelo Sinduscon-Rio, com a parceria estratégica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no Píer Mauá. Focado em conteúdo, inovação e networking, o RCS promoverá debates a partir de temas relevantes e atuais para o segmento da construção, que lidera o saldo de geração de empregos na indústria nacional e fluminense, neste ano.

Durante três dias, os maiores líderes e players globais estarão reunidos para debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. Inovação, principais tendências, geração de empregos e a retomada do setor estão entre os temas do encontro. O RCS é um evento totalmente imersivo, focado em promover trocas, rodadas de negócio e networking. A ideia é que o evento possa deixar um legado prático e positivo para a cidade.

Logo na abertura estão previstas as participações do governador do estado do Rio, Claudio Castro, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além dos prefeitos das cidades de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia) e do presidente da CBIC, Renato Correia. No total serão mais de 200 palestrantes, divididos em quatro palcos simultâneos, compartilhando mais de 80 horas de conteúdo. A expectativa é de que o evento reúna um público de mais de cinco mil pessoas, entre empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, poder público e estudantes.

“É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário. Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo”, antecipa Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio.

“Nosso setor vive hoje uma de suas melhores fases. Está liderando, este ano, a geração de empregos na indústria no estado do Rio e a expectativa para o restante do ano é de um crescimento ainda maior. Nesse cenário, o RCS traz conteúdos importantes para a cadeia, como o aprimoramento da infraestrutura no país, os projetos de habitação que podem contribuir com a

redução do déficit habitacional, e as novas tecnologias que vão ajudar a transformar o futuro da construção”, detalha Marcelo Kaiuca, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado do Rio.

Entre os vários assuntos que serão debatidos durante o RCS, estão as perspectivas para o aumento da produtividade da Construção; as inovações que vão transformar o futuro do segmento; o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva; práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação à qualificação profissional, saúde e segurança do trabalho.

Alguns dos nomes já confirmados para as mesas de debate são o do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICOM), Cláudio Medeiros, além de Caio Magri, do Instituto Ethos, e Eduardo Toledo, professor da USP. Entre os convidados internacionais que estarão participando dos debates, Mohamad Kassem, da Newcastle University (Inglaterra).

A Reforma Tributária, assunto amplamente discutido no país, também estará presente através do debate “Impactos da Reforma Tributária no Setor da Construção Civil”. O retrofit na produção imobiliária (“Dinâmica econômica, incentivos legais e análise prática”) e “Como a Construção pode apoiar a reindustrialização do Brasil?” são outros temas.

Além de todas as mesas-redondas, o Rio Construção Summitainda contará com ambientes imersivos para tornar a experiência ainda mais enriquecedora para o público.

Realizado pelo Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro), o Rio Construção Summit 2023 conta com a parceria da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e tem como parceiros estratégicos a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da

Construção), o Sinicon(Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura), a FIIC (Federação Interamericana da Indústria da Construção)e a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O evento ainda conta com o apoio do Governo do Estado do Rio e Prefeitura do Rio.

Parcerias

O Rio Construção Summit é uma realização do Sinduscon Rio, com organização da Open Brasil e apoio da Firjan. A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação e Interesse Social, assim como o SEBRAE RJ, são patrocinadores do evento. O RCS tem

ainda como parceiros, a Águas do Rio e Mutua, além da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) como parceiros estratégicos. O apoio é da Midea, Carrier e CSM Cimentos.

(Com informações do Sinduscon-Rio)

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Setembro/2023

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon – Norte
Sinduscom-NH
Sinduscon-TO
ADEMI – BA
ADIT Brasil
SECOVI-SP
Sinduscon – Vale
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BNU
SINDUSCON – SUL
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC