Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/06/2012

Rio + 20: conquistas do setor na área de sustentabilidade

A Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Rio-92 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

No dia 17, das 15h30 às 17h, na sala P3-A, no Rio Centro, no Rio de Janeiro, a CBIC promoverá o side event CBIC – Rio + 20 que abordará o tema Construção Sustentável – o desafio de pensar o futuro das cidades. Uma das grandes conquistas do setor da construção brasileira que já poderá ser mostrada na Conferência das Nações Unidas é o aumento da formalidade no setor.

Antes do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), 96% das habitações de baixa renda eram feitas por auto gestão, totalmente na informalidade, gerando desperdícios de materiais e mais resíduos. Muitas das unidades do programa já estão sendo feitas com processos mais industrializados, que otimizam a utilização de recursos materiais e produtos naturais na construção e minimizam a geração de resíduos. Houve também o aumento de certificações ambientais e de edificações.

Além disso, há uma mobilização setorial e governamental em torno do tema. O setor elaborou o seu Programa Construção Sustentável (PCS), com a participação dos principais autores do debate nacional sobre o tema, que discutiram e propuseram ações para os temas água, resíduos, materiais, energia, mudanças climáticas, desenvolvimento humano e desenvolvimento urbano.

O governo, por sua vez, conta com um plano de ação de produção e construção sustentável que é composto por seis eixos principais e um deles é o de Construção Sustentável.

Dentro desse plano, a CBIC tem como metas: difundir um guia de compra sustentável para as construtoras e, junto com o Senai, propor conteúdos programáticos dentro da formação de profissionais da construção em torno da redução de desperdício e da parte de coleta seletiva, de formação e captação para coleta seletiva nos canteiros.

Também está sendo elaborado, no âmbito do Inmetro/Ministério do Desenvolvimento e Indústria, o RAC (Regulamento de Avaliação de Conformidade) em torno de sustentabilidade da produção para qualquer tipo de indústria.

Após o side event, a CBIC pretende consolidar a formulação de um Manifesto à Sustentabilidade das Cidades, que será entregue à ONU e apresentará a disposição de entidades como a CBIC, a FIIC, a CICA, a Unep e o CBCS em dialogar para a elaboração de metas futuras para o desenvolvimento sustentável das cidades e do setor da construção.

Clique aqui para assistir ao vídeo exibido no último dia 4, na TV Anhanguera, filiada à Rede Globo, que mostra a utilização de materiais sustentáveis no setor da construção em Goiânia.

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Sinduscon-MT
Sinduscon-PLA
Ademi – SE
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-SF
Sinduscon-SE
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – MA
Sinduscon-RR
ASBRACO
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea