Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/04/2024

Revitalizações de centros urbanos estão no episódio de estreia do Sinducast Rio, podcast do Sinduscon-Rio

Claudio Hermolin recebe o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, e o primeiro secretário da Câmara, vereador Rafael Aloisio Freitas. Em pauta, iniciativas, como Plano Diretor e Reviver Centro, que vão promover grandes transformações na cidade pelos próximos anos
Uma boa e leve conversa que se torna um espaço para debater, aprofundar, refletir e ainda atualizar tudo que envolve o mercado da construção civil no Rio de Janeiro. É com essa proposta que o Sinduscast Rio, podcast do Sinduscon-Rio, apresentado pelo presidente Cláudio Hermolin, chega ao YouTube e às principais plataformas de áudio nesta sexta-feira, 19/04. Com bate-papos mensais, sempre às sextas-feiras, Hermolin vai receber as maiores autoridades da construção civil, do mercado imobiliário, do urbanismo e demais segmentos que, de alguma forma, trabalham pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro.
“O podcast é um produto novo do Sinduscon-Rio, pensado com muito carinho, para ser um espaço de diálogo com pessoas que são líderes em suas organizações, empresários ou gestores executivos, para compartilhar a sua experiência conosco. Com o Sinduscast Rio vamos conversar sobre temas de interesse do setor, de forma leve e dinâmica, com cases práticos para o público”, destaca Hermolin.
Primeiro episódio
Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores do Rio, e o vereador Rafael Aloisio Freitas, primeiro secretário da Câmara, são os entrevistados do primeiro episódio do Sinduscast Rio. Em pauta, o Plano Diretor e o programa Reviver Centro, dois grandes temas de suma importância para o desenvolvimento da cidade.
A recente aprovação do Plano Diretor traz também instrumentos que vão melhorar a gestão da cidade pelos próximos 10 anos, como a questão do bom uso de imóveis abandonados; a isenção da outorga onerosa (taxa de potencial construtivo) na Zona Norte; e a não exigência de vagas de garagem em novos prédios construídos. Pelo Reviver Cultural, desdobramento do Reviver Centro, o projeto que visa transformar a Rua da Carioca na Rua da Cerveja, por exemplo, é um modelo de incentivo ao turismo, ao empreendimento e à própria economia.
Revitalizações de centros urbanos promovem grandes transformações. É o caso do Parque Piedade, que vai mudar a dinâmica da Zona Norte, a exemplo do Parque Madureira. O terreno da antiga Universidade Gama Filho vai dar espaço a um projeto que une lazer, cultura, educação, empreendimento e muitas memórias. A estação Leopoldina, na Zona Central, é outro exemplo, a partir da revitalização do espaço histórico dando lugar a um centro de convenções para eventos corporativos, de médio a grande porte.
“Por tudo isso, a gente voltou a ser referência no Brasil. O Rio de Janeiro tinha perdido esse protagonismo e, agora, com essas legislações, principalmente o Reviver, se tornou referência para tudo que, hoje, se tem falado sobre revitalização de centros urbanos no país. O grande mérito é que foi visto não somente o mercado imobiliário, como também outros segmentos, outras atividades, outros projetos”, destaca Hermolin.
Sinduscast Rio estará disponível no Spotify, no Deezer, além do YouTube e no próprio site do Sinduscon-Rio. Assine ou siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-GO
Sinduscon-ES
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – GO
Sinduscon-SE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-JF
Sinduscon-PB
Sinduscon-MG
Ademi – ES
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea