Logo da CBIC

Agência CBIC

08/10/2012

Revista Valor: do caos à reforma, mudanças em Bogotá

Prioridades para transporte coletivo, parques e escolas transformaram Bogotá em um modelo internacional de sustentabilidade, mobilidade e melhora da qualidade de vida.

A transformação da capital da Colômbia foi observada em uma década, onde deixou de ser uma cidade violenta, caótica e sem autoestima, graças ao TransMilenio, sistema de transportes com ônibus articulados inspirado no existente em Curitiba.

A mudança foi implantada pelo economista e urbanista Enrique Peñalosa (1998-2001).

O urbanista defende que calçadas de qualidade são o elemento de infraestrutura mais importante de uma cidade e é o que realmente diferencia as avançadas das atrasadas.

“É preciso pensar diferente e criar dezenas, centenas de quilômetros de vias exclusivas para pedestres, parques lineares que tornem possível atravessar a cidade em bicicleta”, defende.

Além disso, foram investidos recursos em colégios, jardins de infância, parques, bibliotecas, programas de nutrição e moradia para a população de baixa renda.

A transformação de Bogotá teve um resultado surpreendente.

Os homicídios caíram de 58,8 por 100 mil habitantes em 1995 para 19,2 por 100 mil habitantes em 2006.

Outra novidade criada em 1998 e que segue até hoje é o movimento Bogotá Cómo Vamos, que discute temas da cidade e faz um acompanhamento sistemático das mudanças de qualidade de vida.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria, veiculada no dia 28 de setembro na Revista Valor Setorial da Construção Civil resultado de uma parceria entre a CBIC e o jornal Valor Econômico.
 

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-JF
Ademi – SE
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-RS
Sinduscon – CO
Ascomig
Sinduscon – Norte
Sinduscon-PA
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-PB
Sinduscon-Teresina
SECOVI- PB
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X