Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/04/2018

Reunião de acompanhamento do PMCMV ouve Banco do Brasil sobre concessão de crédito imobiliário

Como parte da reunião de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), o Banco do Brasil (BB) esteve na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Brasília, na manhã desta quinta-feira (19), para atualizar os empresários do setor da construção civil e do mercado imobiliário sobre as novidades internas da instituição relativas à área de crédito imobiliário.

Os gerentes executivos do BB, Lúcio Bertoni e Cristovão Azeredo, voltaram a expor os aprimoramentos na estrutura imobiliária do banco, com foco na busca de eficiência no produto, sinergia, melhorias de processos e na experiência do cliente. Bertoni explicou que a coordenação da área imobiliária está dividida em Gerência de Produto Imobiliário, da qual ele é o gerente, e Gerência de Negócios Imobiliários, da qual Azeredo é o gerente.

Dentre as medidas apresentadas, na parte de Negócios, destacou-se que as conversas sobre Pessoa Jurídica (PJ) e Repasse passam a ter um único interlocutor; e, por outra parte, o banco fica com uma vertical toda de produto. “O compromisso que a diretoria de empréstimos tem é de fazer esse trabalho em conjunto, embora estejamos simplificando a estrutura do imobiliário, mantendo duas áreas, Negócios e Produtos”, ressaltou Azeredo.

Atendendo a uma solicitação do setor, a instituição financeira informou que passará a divulgar o Valor Mínimo de Desligamento (VMD) das operações que estiverem inadimplentes, com a indicação do prazo de validade, uma vez que o valor é dinâmico e, por isso, não vinha sendo fornecido.

Foram apresentadas ainda novidades no extrato de liberação do empreendimento que permitirão melhor gestão do Repasse. Informação sobre Imposto de Renda (IR), por exemplo, pode ser obtida por meio de aba destacada em azul, no extrato da conta corrente. A partir de maio, a instituição disponibilizará também um extrato mais completo e com informações centralizadas de todo o empreendimento.

Em relação ao pedido de estruturar o Centro de Apoio aos Negócios e Operações de Logística (Cenop) por empresa, e não por processo, o BB respondeu que, devido à baixa quantidade de acionamentos, ainda não é possível separar o atendimento por empresas. No entanto, o banco pode reavaliar o assunto no futuro caso o fluxo aumente. O atendimento continua pelo Middle Office ou Gimob, sendo necessário um feedback das empresas para realização de possíveis ajustes.

Durante a reunião, traduzindo um anseio do setor, dirigentes da CBIC falaram da importância de o banco trabalhar com crédito para construção. “Como temos 95% do crédito imobiliário em cinco bancos, é muito importante que o BB volte a ocupar também seu espaço na produção”, apontou Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da entidade. Já Carlos Henrique Passos, vice-presidente da CBIC, reforçou que “a participação do BB na modalidade aquisição é importante para o mercado, mas a gente quer trazer o banco para fazer financiamento de construção também”. O banco mostrou-se disposto a aumentar sua participação nessa modalidade com o recebimento de mais projetos.

Iniciativa da CBIC em correalização com o Senai Nacional, as reuniões periódicas de acompanhamento do PMCMV com agentes financiadores acontecem a cada 45 dias e integram o projeto “Continuidade e melhoria dos programas habitacionais”.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon-PA
Sicepot-RS
APEOP-PR
ASSECOB
Ademi – SE
Sinduscom-SL
Sinduscon – Vale
Sindicopes
Sinduscon-RR
Sinduscom-VT
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea