Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/11/2021

‘Obra mais Segura’, reconhecido pelo Prêmio CBIC e pela Fiscalização do Trabalho

Finalista do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social na categoria Seconci, o projeto Obra mais segura ação de enfrentamento à Covid-19, promovido em 2020 pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) de Joinville, em Santa Catarina, desenvolveu a campanha “Obra mais Segura” e ganhou o reconhecimento da Fiscalização do Trabalho.

A iniciativa apoiou e orientou empresas sobre ações de enfrentamento à Covid-19 nos canteiros de obras, aprimorando a segurança no trabalho.

Uma das principais ações da campanha foi a realização de visitas de médicos do trabalho diretamente aos canteiros de obras. As visitas aconteceram entre março e agosto de 2020 para avaliar a saúde dos trabalhadores do setor da construção de Joinville.

Foram realizadas 215 visitas e alcançadas 493 empresas e 4.146 trabalhadores. “O Seconci deu um apoio significativo aos canteiros de obras de Joinville e região”, menciona o diretor do Seconci Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, completando que foi importante focar também no combate à dengue nos canteiros. “A campanha identificou e combateu 144 possíveis focos do mosquito”.

Entre outras ações desenvolvidas pela campanha “Obra mais Segura” estão a de orientação sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e o agente SOMAS, que é um agente multiplicador de segurança dentro do canteiro de obra e que já conta com 52 trabalhadores capacitados.

Segundo a gestora do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Joinville (Seconci-Joinville), Camila de Pieri Pereira, a ação alcançou 100% das empresas associadas.

Além de orientar os trabalhadores, a iniciativa avaliava os funcionários, por meio de um check list de saúde baseado no aplicativo do Ministério da Saúde. Eram verificados os colaboradores com sintomas gripais e do grupo de risco, não identificados anteriormente. De acordo com a orientação médica, eles eram encaminhados para afastamento, atendimento médico ou home office.

Durante a visita era realizado o monitoramento dos itens listados na Portaria 214/2020 para confirmar que os canteiros estavam seguindo as orientações locais, como distribuição de cartazes, medidas de distanciamento, intervalos, álcool em gel e máscaras, entre outros.

A equipe do Seconci também reforçava a importância do cuidado com a segurança no trabalho, com orientações para identificar riscos graves e iminentes dentro do canteiro.

O trabalho incluiu uma ação de revisita, com orientações sobre uso e descarte correto da máscara, técnicas de relaxamento respiratório e exercícios para melhorar a capacidade pulmonar, triagem com preenchimento de check list de saúde com base no App do Ministério da Saúde e exercício de alongamento.

Reconhecimento da Fiscalização do Trabalho

A ação contou com a adesão dos empresários da região e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que em parceria com os Seconcis de Joinville, Blumenau e Florianópolis criaram o material de divulgação para disponibilizar aos canteiros de obras.

A iniciativa foi reconhecida pela fiscalização do trabalho de Joinville. “Parabenizo toda a equipe do Seconci-Joinville pelo excelente trabalho que vem sendo realizado desde o início da pandemia, cujos resultados alcançados estão em linha com o elevado nível de expertise dos profissionais que integram a equipe, bem como pelo comprometimento e dedicação pessoal às questões de segurança e saúde na indústria da construção civil, contribuindo de modo qualitativo e quantitativo para o incremento na qualidade de vida dos trabalhadores”, salientou, na ocasião, o chefe de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho em Joinville , auditor fiscal Fábio Henrique Machado.

 

Os vencedores das categorias Empresa. Entidade, Seconci e Reconhecimento Social do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que em 2021 tem como foco as melhores práticas desenvolvidas pelo setor da construção e o mercado imobiliário no enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19, serão conhecidos no próximo dia 30/11.

A matéria tem interface com o projeto “ Prêmio CBIC de Responsabilidade Social ” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Sinduscon-AM
Sinduscom-NH
Sinduscon-PA
APEOP-PR
Ademi – PE
Sinduscon-RO
Ademi – RJ
Ademi – MA
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea