Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/01/2020

Responsabilidade social da construção aumenta número de atendimentos

O Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) realizou em 2019 cerca de 15 milhões de atendimentos em saúde, odontologia e serviço social, prestados em todo o Estado de São Paulo – um incremento de 10%, na comparação com 2018.

Desse total, 1,6 milhão de atendimentos foi realizado nas unidades próprias da entidade, voltadas aos trabalhadores da construção civil paulista e seus familiares. Os outros 13,4 milhões ocorreram nas unidades das redes públicas de saúde estadual e paulistana que o Seconci-SP administra, na qualidade de Organização Social de Saúde (OSS).

“Em função do crescimento significativo da demanda, ampliamos para cerca de 14.800 o número de nossos colaboradores (aumento de 14%), dos quais 3.300 médicos”, relata o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa.

Programa eleva segurança assistencial dos pacientes 

Mesmo tendo conquistado diversas certificações de excelência no atendimento em saúde, o Seconci-SP iniciou um programa visando elevar ainda mais a segurança assistencial aos pacientes atendidos nas unidades próprias e administradas. A iniciativa é dividida em seis metas alinhadas às diretrizes internacionais da Organização Mundial de Saúde: Identificação Correta; Comunicação Efetiva; Segurança em Medicamentos de Alta Vigilância; Cirurgia Segura; Reduzir Riscos de Infecção e Evitar Dano por Queda.

A entidade também ampliou a atuação de sua Área de Engenharia Clínica, responsável pela gestão do parque tecnológico da instituição, garantindo que todos os equipamentos eletromédicos, como eletrocardiógrafos, monitores de sinais vitais e desfibriladores, funcionem corretamente, evitando diagnósticos imprecisos ou incorretos.

 

Atividades voltadas à construção civil em 2019

Em suas 13 unidades próprias na capital, litoral e interior paulista, o Seconci-SP disponibiliza, aos trabalhadores das empresas da construção paulista e seus familiares, atendimentos ambulatoriais em 21 especialidades médicos e odontológicos. Realiza exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos, e atendimentos de fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia. Oferece assessoria em medicina ocupacional e saúde e segurança do trabalho. E presta serviços de prevenção e assistência social.

 

Investimentos

Em 2019 a entidade realizou uma série de investimentos em suas unidades próprias. Novos equipamentos médicos, de informática e telecomunicações foram adquiridos, realizaram-se obras de reforma e houve renovação de mobiliário.

Ishikawa destaca que em 2020 a construção civil deverá voltar a crescer, com a retomada dos investimentos em infraestrutura e construção imobiliária. Isso acarretará um aumento no nível de emprego dos trabalhadores do setor, aumentando novamente a demanda pelos serviços do Seconci-SP.

Em consequência, a entidade elevará seus investimentos, instalando uma nova unidade regional no interior de São Paulo e prosseguindo na modernização e aquisição de novos equipamentos médicos, de informática e telecomunicações, além de realizar mais reformas e renovações de mobiliário.

 

Atividades na Administração das Unidades da Rede Pública em 2019

No serviço público, a OSS Seconci-SP administra 64 unidades das redes do Estado e do Município de São Paulo e participa em mais de 20 serviços de saúde do Município. Entre as unidades estão 5 hospitais estaduais.

 

Novas unidades

  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil II Ermelino Matarazzo – O prefeito Bruno Covas inaugurou em janeiro, ao lado do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e de Haruo Ishikawa, o Caps II Ermelino Matarazzo, administrado pelo Seconci-SP. A nova unidade conta com 29 profissionais e tem como meta mensal oferecer atendimento de qualidade em saúde mental para até 300 crianças e adolescentes, com idade até 18 anos.
  • UBS reinaugurada: Com a presença do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Granada, administrada pela SAS/Seconci-SP, foi reinaugurada e entregue à população com diversas melhorias, em 23 de dezembro.

 

Certificações

  • Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Bourroul – Obteve em janeiro a Acreditação Nível Plena (nível 2), concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Localizada no centro da capital paulista, a AME Bourroul oferece atendimento em 15 especialidades médicas, além de uma série de exames clínicos.
  • Serviço Estadual de Diagnósticos por Imagem (Sedi) II – Recebeu a Certificação ISO 9001:2015. Instalada em área anexa ao Ambulatório Médico de Barradas, o Sedi II emite laudos de exames médicos em até 4 horas, 24 horas por dia, 7 dias na semana.
  • Hospital Estadual Vila Alpina (Heva) – A unidade renovou por mais três anos sua acreditação Qmentum International IQG (antes denominada Accreditation Canada), em seu nível máximo de excelência: Diamante. A instituição havia conquistado a certificação em 2016.

 

Programas de Residência Médica

  • Visando ampliar a forma a formação de médicos especialistas para o SUS e disponibilizar o padrão de excelência de seus hospitais para o ambiente de ensino e formação, o Seconci-SP abriu 58 vagas para o seu Programa de Residência Médica, em 10 especialidades, distribuídas em quatro dos hospitais públicos administrados pela entidade – Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Geral de Itapecerica da Serra e Hospital Regional de Cotia.
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sinduscon-MG
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AC
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – CO
Sinduscon-GO
FENAPC
Ademi – PE
Sinduscon-Oeste/PR
SECOVI-SP
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea