Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/06/2017

Responsabilidade social como diferencial competitivo

Com o crescente aumento da competitividade, cresce também a busca por processos gerenciais inovadores e mais efetivos no alcance de verdadeiros diferenciais competitivos. Outro crescente fenômeno é o avanço das desigualdades sociais aliado a uma postura cada vez mais crítica da sociedade com um olhar permanentemente atento à conduta das empresas.

Nesse sentido, para obter o respeito, a confiança, o reconhecimento e a admiração da sociedade, atributos indispensáveis para uma indústria que entrega um produto de grande valor agregado e que estabelece com o seu consumidor um relacionamento de longo prazo, é preciso que as empresas optem por sistemas de gestão capazes de promover um desenvolvimento econômico sustentável que envolva os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Por tudo isso, disseminar este conceito junto à indústria da construção, identificar e promover as boas práticas, incentivar o desenvolvimento de iniciativas nacionais e apoiar as empresas e entidades no avanço das pautas relacionadas a este tema tem sido o caminho percorrido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC.

O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, cuja missão é dar visibilidade a iniciativas que geram impacto social, é um dos projetos desenvolvidos pelo FASC que vem a cada ano se renovando com o objetivo de cada vez mais apoiar os participantes na melhoria de seus projetos e iniciativas sociais. Um exemplo deste processo de melhoria contínua foi a criação, para o ciclo de 2017, de oficinas online destinadas a apoiar os participantes no entendimento do regulamento, todo ele baseado nos padrões da Norma ISO 26.000, e na descrição de seus projetos para garantir a perfeita compreensão do projeto por parte da banca avaliadora.

Outra importante iniciativa conduzida pelo FASC, é o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento já consolidado no calendário do segmento, que promove um dia de atividades de lazer, saúde, educação e cidadania para os trabalhadores e seus familiares. Mesmo em um momento em que enfrenta uma crise sem precedentes o setor aderiu a iniciativa e vai realizar a edição de 2017, no próximo dia 19 de agosto, em 30 localidades.

Somam-se a estas iniciativas, o Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças para as entidades sindicais, o CBIC JOVEM, lançado durante o ENIC de Brasília. No segundo semestre de 2017 terá início um programa de formação para estes jovens, preparando-os para apoiar as entidades, principalmente neste momento onde as mesmas precisam se reinventar e se reposicionar no mercado. O objetivo primordial da iniciativa é de agregar cada vez mais valor às ações e projetos sociais das empresas do setor, face aos desafios impostos pelas mudanças na reforma trabalhista.

E é exatamente por estes e outros motivos que a CBIC não só mantém todas as atividades desenvolvidas pelo Fórum de Ação Social e Cidadania, como incentiva que cada vez mais e mais entidades se façam representar neste importante espaço, que tem como missão inspirar a transformação da cultura empresarial do setor.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscon-RIO
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-MS
Sinduscon – Vale
Sinduscon-BNU
Sicepot-PR
Sinduscom-NH
SECOVI-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea