Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/11/2014

Resina repõe bronze em obras restauradas

"Cbic"
11/11/2014

Zero Hora

Resina repõe bronze em obras restauradas

MONUMENTOS ARTE RECUPERADA QUATRO ESCULTURAS que haviam sido avariadas ou furtadas voltarão hoje ao Parque da Redenção Frequentadores do Parque Farroupilha (Redenção) ganharão um presente hoje com a devolução de quatro esculturas que haviam sido danificadas por vândalos ou furtadas. Mas não serão exatamente como as originais: o bronze foi substituído por uma mistura de resina com pó de bronze.

Os monumentos restituídos são Os Lusíadas e os bustos de Annes Dias, Licínio Cardoso e Samuel Hahnemann. As peças foram recuperadas em uma parceria entre a prefeitura e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Encarregado das restaurações, o escultor Luiz Henrique Mayer defende a fórmula de resina com pó de bronze. Discípulo de Vasco Prado e outros mestres, Mayer salienta as vantagens da mistura: é quase tão durável quanto o bronze sob a intempérie, não afeta a originalidade da peça e, o principal, afasta o interesse dos ladrões de metais.

É uma técnica que já foi utilizada em São Paulo   diz o escultor.

Mayer recorreu a acervos fotográficos e a réplicas para recompor os bustos. A tendência de trocar o bronze e o mármore por outros materiais ajudaria a preservar as estátuas diante de novos fenômenos nocivos, como a chuva ácida. Há restrições, no entanto, porque desfiguram obras de arte.

O historiador e arqueólogo Francisco Marshall, professor da UFRGS, critica o método empregado pela prefeitura. Diz que é necessário um plano amplo e permanente, o qual proteja o conjunto dos monumentos:   É uma ação tópica, paliativa.

O Sinduscon aplicou R$ 250 mil na restauração de 12 obras. O coordenador do projeto pela entidade, Zalmir Chwartzmann, afirma que o sindicato poderia assumir a recuperação de toda a estatuaria da Redenção, se houver interesse.

O coordenador da memória cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Luiz Antônio Custódio, confirma a disposição da prefeitura em, finalizado o primeiro lote, ter outros monumentos restaurados com o apoio da entidade.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RN
APEOP-PR
Sicepot-PR
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Norte/PR
Ademi – MA
ASBRACO
SINDICIG
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea