Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/02/2014

Recrutamento e seleção na construção civil hoje

"Cbic"
19/02/2014

Administradores – O Portal da Administração

Recrutamento e seleção na construção civil hoje

Um bom recrutamento pode diminuir seus custos e aumentar a satisfação dos colaboradores da construção civil

Isac Cesar, 18 de fevereiro de 2014

É possível que você tenha se deparado com a falta de mão de obra qualificada na construção civil, principalmente carpinteiros e pedreiros de acabamento, se falar em todas as outras profissões é claro que isso inclui a construção eletromecânica.

Um dos problemas graves enfrentados é a falta de experiência de recrutadores para a área e também de treinamento.

Neste artigo vou expor minha experiência com recrutamento ao longo de 15 anos para ajudar às empresas e profissionais da área a abrir seus olhos para a importância de se recrutar da melhor forma e o impacto positivo que isso pode trazer para as organizações.

O recrutamento é a porta de entrada do profissional na empresa. Um recrutamento bem feito traz excelentes benefícios à empresa podendo ser fator determinante para os baixos índices de turnover e absenteísmo.

Até os anos 90, era comum um recrutador verificar na CTPS do candidato a vaga, os contratos de trabalho e julgar pelo tempo em que permanecia em cada um como fator positivo na hora de definir quem contratar, sendo este, o principal indicador de que é um bom profissional. Hoje não é bem assim. È um fator positivo um bom tempo de casa? A resposta é: “depende”. Depende da função que exercerá, das responsabilidades que terá, do tempo da obra, da estratégia da empresa, pelo qual motivo ele se desligou, dos motivos pelos quais ele quer ser contratado, etc. Por exemplo: um tempo de contrato pode indicar que o funcionário é indispensável á empresa, que ele é responsável, assíduo, conhece a cultura da empresa e de encaixa plenamente a ela, mas quando ele muda de empresa, esse longo contrato tem que ser avaliado pelo recrutador. Um contrato longo pode significar que ele se estabilizou e não se atualizou para o mercado de trabalho, uma difícil adaptação pode ser esperada por ele em uma nova empresa, é um risco a ser considerado a sua contratação, pois ele pode não se adequar à cultura nova e o investimento se tornará despesa, pois ele sairá da empresa buscando o retorno ou outra com cultura parecida com a que ele está acostumado. Vários outros fatores devem ser analisados.

Uma mudança depois destes anos, foi verificada pela globalização, desenvolvimento tecnológico e a grande quantidade de vagas fez com que o empregado deixasse de ser dependente totalmente das empresas e passasse a ter mais segurança na busca de melhores salários e qualidade de vida, isso trouxe também a nova cultura que tira da empresa à responsabilidade da promoção e do desenvolvimento profissional do empregado passando a ter ele mesmo essa responsabilidade e buscando conhecimento e profissionalização.

Hoje os profissionais buscam sempre melhores ambientes de trabalho, salários, benefícios dentre outros. Isso tudo, aliada a grande quantidade de vagas, faz com que a média de tempo dos contratos de trabalho seja mais curta. Um profissional que tenha trabalhado três meses em uma empresa, seis meses em outra e cinco em outra, não determina que ele não seja um bom profissional. Vários fatores devem ser analisados para que não seja o recrutador injusto com o profissional na hora de recrutar e corra o risco de perder um excelente profissional. Deve-se analisar a função, as qualificações e cursos que ele teve durante este período, motivos pelos quais saiu, função exercida em cada contrato, o tipo de empresa em que ele prestou serviço, (empresas de manutenção, por exemplo, são de curto prazo, grandes empresas chamam de “parada” este tipo de contrato). 

O recrutador não pode apenas olhar a CTPS os nomes das empresas e as datas que nelas estão escritas, eu vou citar competências indispensáveis ao recrutador na construção civil nos dias de hoje:

• Conhecer as obras em andamento; tempo de duração, término dessas obras para poder reconhecer possíveis falsificações de contratos em CTPS;

• Estar sempre atento às notícias de outras obras e dos mercados regionais para quando da necessidade de mão de obra ter conhecimento de onde localizar os profissionais vindos de obras encerradas;

• Conhecer a legislação para a correta exigência das documentações necessárias;

• Estar sintonizado com o setor pessoal para adequar o processo de recrutamento ás regras de admissão;

• Exigir que todas as cópias de documentos sejam atualizadas e legíveis;

• Atentar para a diferença entre comprovante de endereço e comprovante de residência;

• PIS deve ser solicitado na CEF, pois há muitas mudanças que ocorrem sem que os profissionais sejam avisados;

• Treinar a verificação visual dos documentos trazidos pelos profissionais recrutados filtrando assim documentos falsos (o que é muito comum hoje em dia);

• Informar desde o início do processo as condições de trabalho, benefícios e salário ao profissional para que não haja nenhuma divergência entre o tratado e o que será efetivamente entregue ao trabalhador;

• Ter ótimo relacionamento intrapessoal, pois um profissional bem tratado na entrada poderá ser um diferencial em um possível passivo trabalhista; (lembro que o trabalhador não processa necessariamente a “empresa”, ele processa o chefe imediato que o mal tratou, desvio de função sem o devido reconhecimento, etc.); 

Dentre outras competências pessoais e profissionais necessárias que podem ser aprendidas com um bom curso de gestão de pessoas. As empresas de construção civil, infelizmente, deixam que suas contratações sejam feitas por pessoas sem qualificação para tal fim, o que leva aos altos índices de absenteísmo e turnover, causados pela falta de um processo adequado de contratação. Os resultados são altos gastos com contratação, treinamento e demissões.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Ademi – DF
Sinduscon-Caxias
Sindicopes
Sinduscon-AL
Ademi – PR
ASSECOB
Sinduscon-JP
Sinduscon-SF
Sinduscon-RR
Sinduscon-TAP
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea