Logo da CBIC

Agência CBIC

04/10/2022

Radar trabalhista: FAP de estabelecimentos está disponível para consulta

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou, na última sexta-feira (30), que o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) 2022, com vigência para 2023, já está disponível para consulta. 

O FAP é um instrumento de políticas públicas referente ao tema de saúde e segurança no trabalho (SST) que permite a flexibilização da tributação coletiva dos acidentes de trabalho. Ou seja, empresas que registram baixos índices de acidentes de trabalho recebem bonificação e as que registram maior número pagam uma tarifa mais elevada.

Este ano, o FAP foi calculado para 3.412.997 estabelecimentos. O acesso pode ser feito pela página do Ministério do Trabalho e Previdência, e da Receita Federal do Brasil por meio da mesma senha que é utilizada pelas empresas para outros serviços de contribuições previdenciárias. 

Para saber mais detalhes sobre este e outros temas da semana, acesse o Radar Trabalhista nº 270/2022.

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

O tema tem interface com o projeto “Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas – CPRT da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon – Vale
APEOP-PR
SINDICIG
Sinduscon-Caxias
SECOVI-SP
Sinduscon-RN
SECOVI- PB
Sinduscon-Teresina
ADEMI-AM
Ademi – ES
Sinduscon-JP
Sinduscon Anápolis
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC