Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2018

Radar Trabalhista CPRT/CBIC: Ministro anula parte de súmula do TST sobre base de cálculo do adicional de insalubridade Supremo Tribunal Federal

A edição 37/2018 do Radar Trabalhista CPRT/CBIC, com matérias relativas à semana de 9 a 3 de abril, destaca que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, cassou a parte da Súmula 228 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que estipulava o salário básico do trabalhador como base de cálculo do adicional de insalubridade.

A decisão se deu na Reclamação (RCL) 6275, ajuizada pela Unimed Ribeirão Preto Cooperativa de Trabalho Médico, e torna definitiva a exclusão da parte do verbete, suspensa desde 2008 por liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes – à época presidente da Corte – em outra Reclamação (RCL 6266). Em abril de 2008, o STF editou a Súmula Vinculante (SV) 4, segundo a qual o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial. Em julho, o TST alterou a redação da sua Súmula 228 para definir que, a partir da edição da SV 4 do STF, o adicional de insalubridade seria calculado sobre o salário básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo.

Na RCL 6275, ajuizada logo em seguida, a Unimed sustentava que o TST, ao alterar a sua jurisprudência, teria violado a SV 4, que não fixou o salário básico como base de cálculo do adicional de insalubridade nem declarou inconstitucional o artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho, que prevê o cálculo do adicional sobre o salário mínimo da região. Ainda conforme a cooperativa, o adicional de insalubridade não é uma vantagem, mas uma compensação.

Clique aqui para ler a íntegra desta matéria e das demais que compõem o Radar Trabalhista, disponíveis no site da CPRT/CBIC.

(Com informações do Supremo Tribunal Federal)

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
FENAPC
Sinduscon PR – Noroete
Sindicopes
Sicepot-RS
SINDICIG
Sinduscon Anápolis
SECOVI-PR
Sinduscon-MS
Sinduscon-RN
Sinduscon-SP
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea