Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/03/2021

“Quintas da CBIC” debateu a importância do novo PBQP-H

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, hoje, durante a live  ”Quintas da CBIC”, as alterações e os impactos para os construtores com o novo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

O evento contou com a participação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e  abertura foi do presidente da  Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Klavdianos.

O debatedor foi o presidente da Comissão da Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, e os expositores foram o conselheiro e diretor administrativo e financeiro do Sinduscon-BA, Marcos Galindo, e o consultor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos.

Durante a sua apresentação, Roberto Matozinhos falou sobre o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT) e a portaria n. º 3529, de 29 de dezembro de 2020. “A nova portaria foca na inovação tecnológica e nos players envolvidos”.

Marcos Galindo fez sua exposição sobre o Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), cujo objetivo é avaliar a conformidade de sistemas de gestão da qualidade de empresas construtoras. “O SiAC é mais que a ISO 9000, pois traz requisitos específicos do nosso setor e do nosso país”, alertou.

Durante a live foram debatidos diversos temas como  inclusão dos projetistas no SiAC, desenvolvimento de um programa para qualificação dos laboratórios, coletas de blocos cerâmicos direto nas obras para fins de verificação/fiscalização, recertificação e suas excepcionalidades, dados de desempenho de tintas.

O presidente da CHIS/CBIC falou sobre a importância histórica do PBQP-H para o setor da construção. ”O programa é um aliado, organiza as atividades, ajuda a documentar e a melhorar a produtividade”. O presidente da COMAT/CBIC acrescentou sobre a importância de o fornecedor entregar o que há de melhor, conforme as normas existentes, em termos de qualidade dos materiais aos construtores.

Clique aqui e confira a íntegra do Quintas da CBIC “Novo PBQP-H: alterações e impactos para construtores”.

O evento tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – GO
Sinduscon-BA
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-JF
Ademi – ES
Ademi – SE
Sinduscom-SL
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea