
AGÊNCIA CBIC
19/12/2011
Quatro obras do PAC da Copa são autorizadas
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19/12/2011 :: Edição 238 |
Jornale Online/PR 17/12/2011
Quatro obras do PAC da Copa são autorizadas Gleisi e Ducci assinaram a ordem para as licitações
O prefeito Luciano Ducci e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, autorizaram neste sábado (17) a licitação para quatro grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana de Curitiba para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O pacote de obras soma R$ 181 milhões, com recursos do PAC da Copa e do município, para a construção de um Viaduto Estaiado na Avenida das Torres com a Rua Francisco dos Santos, a trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres, a reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida e a implantação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade).
"A Copa do Mundo é um evento que tem muito significado para o Brasil. Curitiba já é conhecida e reconhecida por seu planejamento e por suas obras e vai ficar ainda mais com essas obras importantes e bonitas que ficarão de legado ao povo curitibano e da Região Metropolitana. Quero cumprimentar o prefeito Luciano Ducci e trazer um abraço da presidente Dilma, que esteve recentemente aqui para anunciar a aprovação do projeto do Metrô Curitibano, e está empolgada com as obras da Copa e tem um carinho especial por Curitiba", afirmou a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
O prefeito Luciano Ducci disse que os editais das licitações serão publicados já no início da próxima semana para o andamento das obras. "Antes mesmo do mundial de futebol a população curitibana poderá usufruir dos benefícios dessas grandes obras. O legado da Copa começa antes do Mundial. São investimentos planejados para o desenvolvimento ordenado da cidade e o bem-estar da nossa população", frisou o prefeito.
"Estou feliz por lançar essas obras que reafirmam a forte parceria que temos com o governo federal. A presidente Dilma esteve aqui para o anúncio do metrô, uma grande obra que pretendemos, já no começo do ano que vem, inciarmos a preparação do processo licitatório", disse Luciano Ducci.
O prefeito lembrou que a cidade tem um outro programa local em andamento, com 7 obras para a Copa, com investimento de R$ 143 milhões, com recursos próprios, do BID, da Agência Francesa e do Governo do Estado. "Temos muitos grandes parceiros e não podemos esquecer da participação do Governo do Paraná, que também fará obras do PAC da Copa."
A ministra da Casa Civil disse que os projetos curitibanos têm qualidade e sustentabilidade técnica. Gleisi ressaltou ainda a parceria de Curitiba e do governo federal na elaboração dos projetos que integram o PAC da Copa. "A equipe que aprova as obras do PAC é extremamente exigente. Esses investimentos foram discutidos pela Prefeitura de Curitiba e o governo federal. Quero parabenizar a equipe de trabalho pela escolha dos projetos que representam muita responsabilidade na aplicação do dinheiro público. As obras ficarão muito bonitas e serão um presente para os curitibanos e paranaenses", completou Gleisi Hoffmann.
No evento de assinatura, que lotou o Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba na manhã deste sábado, o prefeito sancionou ainda a lei que cria a Operação Urbana Consorciada Linha Verde que irá transformar o perfil urbano do eixo viário que vai desde o Contorno Sul até o Atuba. Com a Operação Urbana, a Prefeitura tem a previsão inicial de captar R$ 1,5 bilhão por meio da venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs). Essa captação pode chegar até R$ 3 bilhões. "Quero agradecer aos vereadores pela aprovação da Operação Urbana Linha Verde que irá promover uma grande transformação em um grande eixo de desenvolvimento da nossa cidade", disse Luciano Ducci.
Serão investidos R$ 95,8 milhões na construção do Viaduto Estaiado, que integra o pacote de obras do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. O viaduto (suspenso com cabos de aço) será construído na confluência das avenidas Comendador Franco (avenida das Torres) com a Coronel Francisco H. dos Santos.
A obra vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277. Será um benefício para 300 mil moradores dos seis bairros, além de turistas.
Outra obra importante para a mobilidade urbana é a trincheira da rua Guabirotuba, sob a avenida das Torres. A obra, com investimentos de R$ 13,7 milhões, forma o binário Chile/Guabirotuba que dará maior fluidez ao tráfego na região e é importante ligação entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.
Serão investidos R$ 12 milhões na reconstrução em ampliação do terminal Santa Cândida que receberá, em 2012, uma plataforma do ônibus ligeirão (Azul) Norte que fará o trajeto Santa Cândida/Praça do Japão. O novo terminal terá uma galeria subterrânea para travessia segura dos passageiros, onde ficará ainda todo o comércio existente, além de novos pontos que serão licitados. Essa galeria comportará também novos e maiores sanitários. A galeria do Terminal Santa Cândida será adaptada com elevadores de acessibilidade.
As calçadas de acesso ao terminal serão reconstruídas, assim como toda iluminação. O terminal terá um sistema de captação de água da chuva para aproveitamento em sanitários e na limpeza. No mesmo pacote de obras será feira a reforma do Armazém da Família que funciona dentro do terminal.
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) é um conjunto de medidas, obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão da mobilidade em Curitiba. O investimento neste pacote de obras será de R$ 60 milhões para a implantação de um Centro Operacional para o monitoramento permanente das ruas da cidade que integram o Anel Viário.
A partir de um núcleo de comando de operações online formado por técnicos de trânsito e de transporte, através de monitores, equipamentos e softwares específicos, vão fazer, um motorista do transporte coletivo, por exemplo, será avisado em tempo real quando precisar desviar a rota, em função de obra ou acidente.
Com a operação da Central os motoristas também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos. Os primeiros painéis serão instalados nas ruas que compõem o Anel Viário, em implantação pela Prefeitura.
O sistema será composto por controladores semafóricos inteligentes, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados, além dos semáforos.
As imagens que permitirão o monitoramento no Centro Operacional serão de câmeras de circuito fechado de televisão também instaladas em pontos estratégicos nas ruas e em terminais e estações tubo. Ao longo dos 25 quilômetros do Anel Viário serão instalados 190 semáforos adaptativos, 18 câmeras e 12 painéis digitais de informações ao motorista.
A extensão da Linha Verde Sul, no trecho entre o terminal Pinheirinho e a Isaac Ferreira da Cruz já foi licitada pela prefeitura. A obra, no valor de R$ 15,5 milhões, leva o ônibus biarticulado até o extremo sul de Curitiba o que vai permitir, futuramente, a ligação com o município vizinho de Fazenda Rio Grande.
A requalificação do corredor da avenida Marechal Floriano Peixoto também é obra do PAC já licitada e em andamento em Curitiba. São R$ 33,4 milhões em obras entre o Terminal do Carmo até o terminal do Boqueirão. A Prefeitura está terminando a primeira fase de obras, entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo.
Com recursos do PAC a revitalização seguirá até a divisa com São José dos Pinhais, na Rua Pastor Antônio Polito, onde será feita a duplicação da avenida, com implantação de canaleta exclusiva para ônibus e também será alargado o viaduto que cruza a estrada férrea.
A primeira etapa desta obra (do Terminal do Carmo até o Terminal do Boqueirão, com recursos do PAC da Copa, foi licitado em novembro.
No primeiro semestre de 2012 serão licitadas outras duas importantes obras de infraestrutura urbana que integram o pacote para a Copa do Mundo de 2014. O Corredor avenida Cândido de Abreu, com investimentos de R$ 12,1 milhões, já tem projeto sendo analisado pela Caixa Econômica Federal.
A Cândido de Abreu ganhará novas pistas para os veículos e um calçadão central para pedestres com largura média de 17 metros, onde serão implantadas as estações de embarque e desembarque de passageiros e equipamentos públicos.
Outra obra importante, com licitação prevista para o começo do ano que vem é a da requalificação da Rodoferroviária e seus acessos. Serão investidos R$ 36,8 milhões na reforma e ampliação do prédio (subsolo, térreo, pavimento superior e cobertura), áreas de estacionamento, acesso de veículos e pedestres e em um viaduto ligando as avenidas Affonso Camargo e Comendador Franco (Avenida das Torres). O projeto já está em análise pela Caixa Econômica Federal.
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