Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/06/2014

Qualificação beneficia operários da construção civil e comunidades

"Cbic"
16/06/2014

O Estado do Maranhão

Qualificação beneficia operários da construção civil e comunidades

Serviço em parceria entre o Senai e o Sinduscon-MA qualifica trabalhadores nos canteiros de obras e a comunidade. 

 Trabalhadores da construção civil e moradores de bairros de São Luís onde há empreendimentos residenciais em construção estão sendo beneficiados com cursos de qualificação profissional promovidos pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), em parceria com construtoras. As aulas teóricas ocorrem em uma das unidades móveis da construção civil do Senai nos próprios canteiros de obras.

A primeira comunidade beneficiada é o Residencial Paraíso, próximo à Vila Embratel. A unidade móvel está estacionada no canteiro de obras do Residencial Piancó, condomínio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do Governo Federal, que está sendo construído pela Treviso Engenharia.

No total, são 34 alunos, sendo 17 da comunidade e 17 operários. Os primeiros assistem às aulas à tarde e os outros, à noite, após o trabalho na obra. O curso ministrado é o de armador de ferragem, que tem duração de 160 horas (dois meses). A Vale também é parceira. As aulas teóricas ocorrem na unidade móvel do Senai, que conta com todos os equipamentos e ferramentas necessárias para o aprendizado, e as práticas são realizadas no canteiro de obras.

Especialização – De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, os cursos de qualificação visam garantir mão de obra mais especializada e preparada para o mercado maranhense.

"Muitos dos trabalhadores da construção civil atuam apenas com o conhecimento prático, adquirido no exercício da profissão, sem ter passado pela sala de aula. Nosso objetivo é mudar essa realidade, garantindo qualificação profissional aos trabalhadores e oferecendo ao mercado profissionais com conhecimento teórico e mais aptos a concorrer no mercado de trabalho. Para os empresários também há muitas vantagens, pois poderão contar com mão de obra especializada", afirmou. Ele informou que a meta é ofertar os cursos para diversas empresas, tanto de São Luís quanto de outros municípios do estado.

Cláudio Calzavara, proprietário da Treviso, afirmou que os cursos são de grande importância. "Mão de obra qualificada traz muitos ganhos. Entre eles, menos desperdício, aumento da produtividade e agilidade da obra. Além disso, os próprios trabalhadores ganham, pois, ao serem qualificados, agregam valor profissional e podem disputar vagas no mercado. Uma das vantagens é que as aulas ocorrem no próprio canteiro de obras, após o expediente", ressaltou.

Senai – O diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura, disse que o Senai está pronto para atender às empresas, já que as unidades móveis exclusivas para a construção civil têm capacidade para atender até três turmas simultaneamente.

"As unidade móveis têm equipamentos tecnológicos e toda estrutura para as aulas. Basta as empresas procurarem o Sinduscon e solicitar. Queremos levar qualificação principalmente para os locais que não têm unidades fixas do Senai", completou.

Empresários aprovam a iniciativa

Empresários aprovaram a iniciativa. Segundo Edmilson Pires, proprietário da Marka Engenharia, atualmente, o trabalhador precisa se qualificar, pois já não há mais espaço no mercado para pessoas não aptas.

"A qualificação profissional é uma exigência do mercado e nós, empresários, também precisamos investir nisto. Na minha empresa, por exemplo, temos uma experiência interna de qualificação que já garantiu a ascensão profissional de vários funcionários, por isso apoio esse tipo de iniciativa", afirmou.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-DF
ANEOR
Aconvap
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
ADEMI – BA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ascomig
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea