
AGÊNCIA CBIC
Qualidade nas obras públicas integra programação do 83º Enic
O presidente da Apeop-SP, Luciano Amadio, será um dos destaques do painel que a Comissão de Obras Públicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COP/CBIC) promoverá no próximo dia 12 de agosto, por ocasião do 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic),
Na ocasião, Luciano Amadio tratará das condicionantes, básicas, para que as obras públicas avancem para um “Novo Patamar de Qualidade”, que é o título conjunto dos quatro painéis a serem desenvolvidos pela COP/CBIC durante o Enic.
Tais condicionantes, condensadas no título específico do terceiro painel – “Exequibilidade de Preços e Segurança nas Licitações” – “só podem ser atendidas por processos licitatórios baseados em preços realistas e que assegurem consistentes garantias contratuais, que incluam equilíbrio de direitos e deveres das duas partes”.
Como ele assinalará, depois de referir-se a preliminares também relevantes de licitações corretas: a existência de bons projetos executivos. “E licitações sérias – afirmará o expositor – excluem o uso de pregão, adequado para agilizar compras governamentais dos chamados “bens de prateleira” (mobiliário, passagens, veículos, materiais de escritório e de limpeza), mas não para bens complexos e de entrega futura, como obras e serviços de engenharia”.
O painel, que será realizado das 14h às 16h30, também contará com os seguintes expositores: Ricardo Leyser Gonçalves, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento; Romiro Ribeiro, consultor da Comissão de Orçamento do Congresso, e Benedicto Porto Neto, consultor jurídico da COP/CBIC.
O 83º Enic será realizado de 10 a 12 de agosto, no World Trade Center, em São Paulo. O evento será aberto pelo presidente da COP, Arlindo Moura, com uma manifestação que vinculará os avanços buscados nas obras públicas (do planejamento à entrega de obras bem feitas nos prazos prédefinidos, com respeito aos contratos) ao grande objetivo do 83º Enic – “Nova Era da Construção: Cidadania e Qualidade de Vida”. Fonte: Informe Apeop.