Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/10/2022

Projetos de SST foram destaque em edições anteriores do Prêmio CBIC

Dois projetos que visam garantir maior segurança ao trabalhador da construção deram ao engenheiro civil Hugo Sefrian Peinado dois Prêmios CBIC de Inovação e Sustentabilidade. Em 2016, o engenheiro ganhou o primeiro lugar pela Universidade Estadual de Maringá com o sistema regulável de proteção contra queda de colaboradores para trabalhos em altura na construção civil. Em 2018, também pela Universidade, Peinado ficou em segundo lugar com o sistema de linha de vida e guarda-corpo e rodapés para proteção contra queda em altura de trabalhadores na construção de edifícios. Os dois projetos inovadores vêm sendo utilizados por empresas do setor.

Especialista em engenharia de segurança do trabalho e autor de diversos livros e manuais sobre segurança e saúde no trabalho na construção civil, Peinado explicou que no setor da construção é muito comum desenvolver soluções para problemas técnicos, encontrados no cotidiano de uma obra, por exemplo. Contudo, esses métodos, técnicas ou tecnologias desenvolvidos acabam tendo sua contribuição limitada a uma ou poucas empresas.

“Nesse sentido, participar do Prêmio da CBIC possibilita que diversas empresas no âmbito brasileiro tomem conhecimento daquela solução e possam aplicá-la em seu contexto. Foi o que aconteceu com os sistemas que desenvolvi. A partir da identificação da inexistência de sistemas de proteção coletiva contra queda em altura de trabalhadores para algumas atividades de obras verticais, trabalhei no desenvolvimento de sistemas que suprissem aquele ‘gap’. As soluções elaboradas foram testadas e aprovadas. No entanto, elas ficaram restritas a aplicações no contexto local. Com a participação no Prêmio da CBIC, os sistemas foram conhecidos por outras empresas em território nacional”, disse.

O engenheiro destacou ainda que o diálogo e a identificação de melhores práticas possibilitaram o aperfeiçoamento profissional durante sua participação no prêmio. “Outro aspecto de grande contribuição em participar do Prêmio se dá com a expansão de sua rede de contatos e a troca de experiências. A CBIC une empresários, profissionais e pesquisadores de todo o país, o que possibilitou não apenas um enriquecimento significativo da minha rede de contatos, mas também o diálogo e a troca de experiências com diversos profissionais”, apontou.

Prêmio CBIC

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade está em sua 24ª edição e busca contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos do setor. 

Com o tema “Inovação + Sustentabilidade: a construção que transforma”, o Prêmio visa incentivar empresas e universidades a desenvolver materiais, sistemas e processos inovadores que podem contribuir para o setor da construção.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28/10 e a entrega do Prêmio acontecerá no dia 07 de dezembro, em Brasília. Clique aqui e inscreva-se! 

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BNU
Sinduscon-CE
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – PR
Sinduscon – CO
Sinduscon-AP
Sinduscom-SL
SINDUSCON – SUL
Ademi – SE
AELO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.