Logo da CBIC

Agência CBIC

24/01/2023

Projeto Indicadores do Concreto inclui novo dado sobre concretagem no DF

Há 12 anos o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) vem mapeando a logística de fornecimento e a qualidade do concreto usinado. No momento, o Projeto Indicadores do Concreto se prepara para começar a colher dados de desvio padrão junto aos canteiros cadastrados, que mede quanto o valor da resistência do concreto preparado pela concreteira está próximo da resistência necessária especificada pelo estruturalista.

O desvio padrão é um importante instrumento de controle da produção e é utilizado para estabelecer um padrão de regularidade para resistência do concreto que é preparado nas usinas e é fornecido às obras. O cálculo está estabelecido na norma ABNT NBR 12655:2015.

A coleta desses dados é de extrema importância para as construtoras, segundo a gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello. “O menor desvio padrão ocorre quando o processo de produção é mais regular, sugerindo um maior controle no processo de produção e uma maior possibilidade de bons produtos e serviços”, afirma.

Os dados são disponibilizados para consulta pública pelo site.

(Com informações do Sinduscon-DF)

Agenda da Construção

Fevereiro/2023

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RR
Sinduscon-SP
Sinduscon-TO
SINDICIG
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Norte/PR
ASSECOB
Ademi – SE
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Caxias
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X