Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/04/2015

Projeto de emenda para norma da ABNT sobre execução de reformas em edificações entra em consulta pública nacional

"Cbic"
14/04/2015

PINIweb – 13 de abril

Projeto de emenda para norma da ABNT sobre execução de reformas em edificações entra em consulta pública nacional

NBR 16280 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos ganhou a Emenda 1, que estabelece, entre outras coisas, diretrizes para a segurança dos edifícios durante as obras

Kelly Amorim

Está em consulta pública nacional até o dia 27 de abril a emenda para a NBR 16280 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos, revisada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A normativa estabelece requisitos para a elaboração de plano de reforma, considerando alterações em áreas privativas das edificações.

A revisão do texto contempla a inclusão da Emenda 1, elaborada pela Comissão de Estudo de Reformas em Edificações da ABNT, que determina, entre outras coisas, a preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação durante a reforma; apresentação de toda e qualquer modificação que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora, construtora e do projetista; descrição dos processos de reforma de forma clara e objetiva, atendendo aos regulamentos exigíveis para a execução das obras; e previsão de recursos necessários para o planejamento da reforma, tais como materiais, técnicos, financeiros e humanos.

Ainda sobre a segurança, a nova emenda estabelece para as áreas privativas que, durante a realização das obras de reforma, todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento ou, se necessário, devem ser previstos sistemas alternativos; e que não deve ocorrer obstrução, mesmo que temporária ou parcial, das saídas de emergência da edificação.

Os interessados poderão fazer sugestões e recomendações ao CB-18 através do site da ABNT. O livro Laudo de Reforma – A NBR 16.280 na prática, da Editora Pini, detalha os principais conceitos para a elaboração de laudo de reforma considerando as normas da ABNT.


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
SECOVI-SP
ASBRACO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SM
Sinduscon-AM
Sinduscon-MA
Ademi – SE
Abrainc
Sinduscon-SE
Sinduscon – Vale
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea