Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/03/2019

Projeto capacita 60 mulheres para trabalhar em canteiros de obra

As alunas do Projeto Mão na Massa receberam capacitação para trabalhar como pedreiras, carpinteiras de fôrma, pintoras e eletricistas. Foto: Divulgação

Mais 60  mulheres se formam nesta terça (12) pelo Projeto Mão na Massa, que capacita gratuitamente mulheres de baixa renda para trabalhar na área da construção civil. As alunas fazem parte da 35º edição da iniciativa, que ocorreu em São Gonçalo. Com a capacitação, as operárias poderão trabalhar como pedreira, carpinteira de fôrma, pintora e eletricista.

A cerimônia de formatura ocorrerá no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), na capital do estado.

Garantir maior autonomia às mulheres e trabalhar pela igualdade de gênero são alguns dos objetivos da ação, como explica a coordenadora-pedagógica do projeto, Jacqueline Cruz. “É uma forma de empoderamento feminino, de melhorar a escolaridade, a qualidade de vida individual e das famílias das alunas, além de lhes possibilitar ter independência financeira”, explica.

Para a gerente de relações institucionais do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-RIO) e gestora de comunicação do Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon Rio), Ana Cláudia Gomes — instituições apoiadores do projeto — a iniciativa é fundamental. “Infelizmente, a construção só olhou para esse ciclo de ação e investimento quando vivemos um apagão de mão de obras. Desde então, as mulheres se mostraram tão eficientes que elas têm ganhado cada vez mais espaço”, elogia Gomes, também presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O curso do Mão na Massa é realizado em seis meses e dividido em duas etapas: quatro meses com aulas teóricas (dois deles no canteiro-escola) e mais dois meses com as aulas práticas, supervisionadas por engenheira e técnica em edificações. O diploma é certificado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Desde 2007, foram formadas 1.200 mulheres de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto é realizado pelo Abrigo Maria Imaculada e, desde o início, recebe o patrocínio da Petrobras.

A previsão é que as inscrições para uma nova turma abram no fim de março. A capacitação ocorrerá na região de Itaboraí (RJ).

 

Formatura da 35º edição do Projeto Mão na Massa
12 de março (terça-feira)
De 9 às 12 horas
No Auditório da Fecomércio  (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Sinduscon-Mossoró
Ademi – SE
ASBRACO
Sindicopes
Sinduscon-CE
Sinduscon-SM
Sinduscon-RO
Sinduscon-Brusque
AELO
Sinduscon-RN
Sinduscon-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea