Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2019

Programação das comissões para o Encontro Nacional da Construção está no ar

Inovação, sustentabilidade, infraestrutura, relações trabalhistas e negócios. Estes são os grandes assuntos previstos para o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. A programação completa das comissões da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – promovedora do evento – já está disponível no site do evento. Saiba mais sobre o que será debatido nos painéis temáticos.

O Enic será no Windsor Expo Convention Center, e reunirá empresários, acadêmicos, estudantes e integrantes de entidades representativas e do governo. As inscrições estão abertas.

Segurança, mercado, inovação e financiamento foram as quatro áreas de trabalho definidas pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) para nortear as discussões. Parcerias Público Privadas (PPPs), a retomada de obras paralisadas, oportunidades de concessões – com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – e obstáculos para financiamento fazem parte da pauta. Além disso, um painel junto à Comissão de Meio Ambiente (CMA) abordará como expandir o saneamento no país.

A CMA trará, ainda, outros pontos importantes na área de sustentabilidade, como a geração de negócios verdes e como eles podem beneficiar as empresas. Também ocorrerá um debate sobre a lei geral do licenciamento ambiental, com a participação de representantes das comissões de Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), além do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC.

Os desafios para o futuro do mercado imobiliário, as novas tecnologias e o impacto das mudanças comportamentais dos consumidores estarão entre os pontos levantados pela CII. Também serão analisadas as perspectivas do crédito para o setor, com a presença de representantes da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip), que apresentarão um balanço da área.

Trazer novas perspectivas sobre proteção ao trabalhador é o objetivo da programação preparada pela Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT). Um dos destaques será o painel conjunto com as comissões de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) e a de Responsabilidade Social (CRS), que tratará da questão tanto do ponto de vista social como das novas tecnologias.

Outros tópicos previstos pela da CRS incluem empreendedorismo social e como ele pode proporcionar vantagens para as empresas. A diretora dos filmes “Doutores em Alegria” e “Quem se importa”, Mara Mourão, ministrará uma palestra sobre o tema. Ela também é fundadora do programa “Sementes da Transformação” que tem como objetivo inspirar jovens para o engajamento social.

Além de participar de debates sobre assuntos como licenciamento ambiental e mercado de trabalho, o Conjur promoverá, junto a CII, o seminário “Poder Judiciário e o mercado imobiliário: um diálogo necessário”. O intuito é discutir as mudanças trazidas pela nova lei que regulamenta resoluções de contratos – conhecida como lei do “distrato” -, aprovada no fim de 2018.

O já conhecido Fórum das Empresas Prestadoras de Serviços evoluiu e trará ao seus primeiros painéis como Comissão de Obras Industriais e Corporativas (Coic). Engenharia valorizada, Building Information Model (BIM) e planejamento 4D, cases de sucesso, ética e compliance serão alguns dos pontos abordados.

Fora as contribuições para os debates conjuntos, a Comat também incrementará a agenda do Enic com diversos temas relevantes. A nova revisão das normas de desempenho de edificações habitacionais estará entre os temas discutidos, além das mudanças na forma de construir após o caso da empresa Encol, na dêcada de 1990.

COMPARTILHE!

Fevereiro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
Sinduscon-PA
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sicepot-PR
Sinduscon-SE
Sinduscon-RN
Sinduscon-Teresina
ADEMI – BA
Sinduscon-MG
Ademi – MA
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea