Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance promove a integridade nas entidades do setor da construção

Fábio Risério, da empresa Além das Palavras, é consultor da CBIC no Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance para entidades do setor da construção 

Ética e Compliance são disciplinas e competências que evoluíram de boas práticas para se tornarem atributos fundamentais para as entidades do setor da construção enfrentar cenários competitivos dentro da conformidade legal, das regulamentações do mercado e, o mais importante, garantir a reputação das entidades. Nesse contexto e coerente com a postura que marca sua trajetória de identificar conceitos e ferramentas de gestão mais modernas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), em correalização com o Sesi Nacional,  lançou no primeiro semestre de 2018 o Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance – uma solução inédita, inovadora e eficiente para encontrar as melhores respostas às demandas específicas para o desenvolvimento da gestão da ética e compliance das entidades do setor da construção civil.

O programa foi desenhado num processo de consultoria assistida e colaborativa para desenvolvimento ou aprimoramento de Programas de Integridade, customizados de acordo com a natureza, porte e riscos das entidades. Essa metodologia foi desenvolvida pela consultoria “Além das Palavras: Negócios Éticos e Sustentáveis”, com o propósito de disseminar a cultura da integridade e sustentabilidade nas organizações.

 

O Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance se deu em quatro etapas:

  1. Diagnóstico com o preenchimento de questionários prévios e entrevistas com os dirigentes das entidades, incluindo os presidentes, com o objetivo de nortear o conteúdo do programa, levando em consideração a realidade de cada instituição participante.
  1. Workshops de Lançamento e Encerramento para integrar os representantes das entidades para discussão dos temas ética e compliance e compartilhar os seus desafios, suas experiências e as soluções encontradas.
  1. Aulas à distância, com o objetivo de capacitar e sensibilizar os representantes das entidades participantes nos temas de ética e compliance, como legislação anticorrupção e concorrência leal; ética empresarial; programa de integridade; governança; avaliação de riscos; código de conduta; manual de integridade; comunicação e treinamento; canal de ouvidoria; verificação de terceiros, entre outros.
  1. Monitorias individuais à distância, por meio da aplicação do conhecimento técnico compartilhado durante as aulas e experiências práticas de forma organizada para aplicação imediata, visando atender necessidades específicas de cada entidade para superar os desafios do dia a dia.

Quem pode participar?

A aplicação do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance pode ocorrer em qualquer entidade de classe da indústria da construção associada à CBIC que tenha o compromisso genuíno de apoiar a implementação da gestão ética da sua organização, por meio das atividades propostas pelo programa. Para tanto, precisa já ter sediado o Seminário Ética e Compliance, requisito obrigatório para participar da iniciativa. O interesse em participar da capacitação deve ser formalizado junto ao Fasc/CBIC, pelo email social@cbic.org.br.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Novembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento hoje

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */