Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/06/2013

Prévia indica PIB em queda

"Cbic"
10/06/2013

Correio Braziliense/BR

Prévia indica PIB em queda

 A variação negativa do setor público afetou outros segmentos e o Idecon local caiu 0,4% no primeiro trimestre » GIZELLA RODRIGUES
 O Distrito Federal sentiu o fraco desempenho do setor público no primeiro trimestre do ano. A atividade econômica da capital do País caiu 0,4% nos três primeiros meses de 2013 na comparação com igual período do ano passado. Foi a primeira variação negativa da série do Índice de Desempenho Econômico (Idecon), iniciada no primeiro trimestre de 2012. O setor de serviços cresceu apenas 0,3% acabou neutralizado pelo comportamento da administração pública, que caiu 0,6% entre janeiro e março e não foi suficiente para compensar a forte retração na agropecuária e na indústria.
 Desde que começou a ser medido, no primeiro trimestre de 2012, o Idecon apresentou variações positivas de 3,6%, 1,8%, 2,8% e 3,l% a cada três meses. Os bons resultados sempre ocorreram graças à atuação do setor de serviços, o mais representativo da economia brasiliense, que também cresceu ao longo de todo ano passado, em índices de 3,3%, 1,6%, 3% e 2,9% a cada trimestre. Nos três primeiros meses deste ano, o comércio teve uma expansão de1,5% (principalmente pelo volume de venda de veículos novos, que aumentou 2,7%), os serviços de informação registraram desempenho positivo de 2,5% e a intermediação financeira de 0,3%.
 Os bons resultados dessas atividades não foram suficientes para dar desempenho melhor ao setor de serviços já que a administração pública, que responde por 58,38% da atividade, teve variação negativa. Júlio Miragaya, presidente da Companhia de Planejamento do DF, que mede o Idecon, disse que a redução era esperada no começo do ano, quando ocorre trocas de pessoas de cargos de confiança e substituição de funcionários terceirizados nos governos local e federal. Mas não esperávamos uma queda tão acentuada. Houve uma redução de 10 mil postos de trabalho no setor público desde o começo do ano. Mas a PED (Pesquisa do Emprego e Desemprego) de abril sinaliza uma recuperação, que deve acontecer no segundo trimestre, afirmou.
 A indústria no DF caiu 8,8% no primeiro trimestre e superou fortemente a tendência nacional no Brasil, o índice foi de -1,4%. O fraco desempenho foi determinado pela construção civil, que representa 64% do setor no DF, e despencou 16,6%. De acordo com a Codeplan, a queda foi ocasionada pela paralisação dos financiamentos do programa Minha Casa Minha Vida, pela conclusão de grandes obras, como o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e pelo clima. Nesse trimestre foram11 dias a mais de chuvas do que em 2012 e isso é mortal para as obras, disse Miragaya.
 O setor agropecuário teve variação negativa de 28,4% no primeiro trimestre de 2013, mas os resultados não são tão significativos para a economia, devido à baixa participação da atividade no PIB local. No Brasil, o setor cresceu 17%, e a queda das culturas no DF pode ser explicada por efeitos climáticos e a infestação de pragas na safra. As lagartas atacaram as plantações de milho, a doença da mosca branca afetou o tomate e o feijão, que foi prejudicado pela estiagem no período de plantio e pelas chuvas, na colheita.
 Maior peso
 O setor de serviços é a principal atividade e determina o desempenho econômico local. De acordo com a Codeplan, as receitas geradas por ele representam 93,20% do Produto Interno Bruto (PIB) do DF. A atividade industrial tem peso de 6,55% do PIB local e a agropecuária apenas 0,25%.


 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-RO
Sinduscon-Pelotas
ABEMI
Ademi – SE
ADEMI – BA
APEOP-SP
Sinduscon-RR
Sinduscon-MA
Ascomig
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.