Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/10/2011

Presidente Dilma desembarcou na noite desta quinta-feira em Porto Alegre e fica na capital gaúcha pelo menos até o sábado

"Cbic"
14/10/2011 :: Edição 197

 

Globo.com/BR 13/10/2011
 

Presidente Dilma desembarcou na noite desta quinta-feira em Porto Alegre e fica na capital gaúcha pelo menos até o sábado

Dilma desembarcou às 19h10 desta quinta-feira no aeroporto internacional Salgado Filho. Ainda que façam parte da programação cerimônias de lançamento do Pacto Sul do Brasil Sem Miséria e de obras para municípios da Região Metropolitana viabilizados pelo PAC da Mobilidade, a atenção estará toda voltada para a liberação de 1 bilhão de reais para o metrô de Porto Alegre.O anúncio da construção de um trem urbano em Porto Alegre também será o centro da agenda oficial que a presidente Dilma Rousseff cumpre na capital do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 14 de outubro.
 É uma obra esperada há décadas pela população da Capital, cuja concretização foi dificultada pela oposição política existente entre os governos do Rio Grande do Sul e do Brasil desde a redemocratização. Na verdade, durante o mandato de Antônio Britto (PMDB), que coincidiu com a primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a negociação chegou a avançar, mas o trem urbano não vingou.
 Além do valor que será investido diretamente no metrô, Dilma avaliza o empréstimo que a Caixa Econômica Federal fará de R$ 600 milhões para que governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre cumpram com as contrapartidas necessárias.
 A agenda oficial de Dilma inicia às 10h na Assembleia Legislativa, onde, na presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e dos governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) e Paraná, Beto Richa (PSDB), ela lança o Pacto Sul do programa Brasil Sem Miséria.
 O objetivo é retirar 716 mil pessoas da pobreza extrema nos três estados da região Sul. Além de promover uma busca para incluir essa população no Cadastro Único do governo federal – que permitirá que elas acessem os programas sociais – a intenção é promover treinamento profissional para que possam se candidatar a vagas de trabalho. Para garantir essa absorção, serão assinados convênios com a Associação Brasileira dos Supermercados (ABAS) e com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Também serão formalizados acordos para compra e distribuição de sementes crioulas para as comunidades rurais de baixa renda.
 Após o almoço privado com governadores e ministros presentes no Rio Grande do Sul, Dilma anuncia ao lado do ministro do ministro das Cidades, Mario Negromonte, o tão esperado metrô para Porto Alegre. Há expectativa de que outras obras de mobilidade urbana sejam oficializadas, já que todos os prefeitos da Região Metropolitana foram convidados para a solenidade.
 Descanso entre família é programa no sábado 
 Dilma segue em Porto Alegre após o encerramento de sua agenda oficial, pelo menos até o sábado. Ela vai aproveitar o final de semana para ficar com a família – a filha Paula Rousseff e o neto Gabriel, que completou o primeiro ano de vida em setembro, além do ex-marido Carlos Araújo, deverão ser as companhias da presidente.    
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sinduscon-SM
Sinduscon-ES
Ascomig
Sinduscon-GO
Abrainc
Sinduscon-TAP
FENAPC
Aconvap
Ademi – RJ
Sinduscon-RR
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.