
AGÊNCIA CBIC
Presidente da CBIC destaca papel estratégico do BIM para a produtividade e a competitividade da construção civil no Brasil

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, participou da cerimônia de abertura do BIM Fórum Conference 2025, que começou nesta quarta-feira (21) reunindo mais de 1.800 participantes em São Paulo. O evento é hoje o principal encontro nacional sobre transformação digital no setor da construção e reúne profissionais, empresas, governo e especialistas do Brasil e do exterior.
Em sua fala, Renato destacou a relação histórica da CBIC com o desenvolvimento do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no país. “O olhar que a CBIC tem por esse projeto é de muito carinho, de muito orgulho — quase um orgulho parental —, porque esse movimento nasceu dentro da nossa Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, a COMAT. Ver no que isso se transformou, o quanto tem contribuído para melhorar os processos da construção no Brasil, é motivo de muito orgulho”, afirmou.
O presidente também aproveitou para reforçar o compromisso da entidade com a inovação, a produtividade e o desenvolvimento do país. “O Brasil tem um desafio imenso na habitação. São quase 7 milhões de unidades para zerar o déficit. Temos visto avanços importantes, como no programa Minha Casa Minha Vida, que tem recebido um volume crescente de investimentos, e também na infraestrutura, que registrou R\$ 260 bilhões em aportes no ano passado”, destacou.
Renato lembrou que, para o setor se tornar mais competitivo, é indispensável investir em produtividade. “A adoção do BIM é parte fundamental desse processo. É o início de toda uma jornada de transformação, que começa no projeto, passa pelo controle e chega até a execução da obra, com mais eficiência, menos desperdício e mais qualidade”, afirmou.
Também presente no evento, Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação da CBIC e presidente da COMAT, reforçou que a relação da entidade com o BIM Fórum Brasil vai além do apoio institucional. “Como bem disse o presidente Renato, o carinho da CBIC pelo BIM Fórum Brasil é, de fato, parental. Afinal, foi de um projeto conjunto da COMAT/CBIC com o Senai que surgiu essa entidade, que hoje reúne quase 2 mil pessoas no Conference. É uma satisfação enorme ver que o trabalho da CBIC em prol do desenvolvimento do BIM no Brasil é reconhecido por um público tão qualificado”, afirmou.
Dionyzio também destacou que a CBIC e o BIM Fórum Brasil têm uma série de agendas comuns para impulsionar a digitalização e a industrialização do setor. “Há uma sinergia muito forte com órgãos do governo, como MDIC, MGI e ABDI, em projetos como o Construa Mais e a Trilha BIM BR. E há muito que podemos construir juntos em benefício das construtoras associadas e do desenvolvimento sustentável da construção no país”, completou.
Evento reúne governo, setor produtivo e especialistas nacionais e internacionais
O primeiro dia do BIM Fórum Conference foi marcado por painéis e palestras que reuniram representantes de todas as esferas de governo, lideranças empresariais e especialistas internacionais, como o professor John Messner, da PennState University (EUA), que falou sobre o poder transformador do BIM Execution Plan (BEP).
Além da CBIC, também estiveram presentes representantes da Caixa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Mútua, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), da Abramat, do Sebrae e de outras entidades.
O evento segue nesta quinta-feira (22) com uma programação voltada para temas como industrialização, inteligência artificial, eficiência energética e cases práticos de aplicação do BIM no Brasil e no mundo.