Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/04/2023

Prefeito de Balneário Camboriú demonstra avanços com a cidade verticalizada

As soluções técnicas adotadas para a construção dos edifícios altos em Balneário Camboriú, seus impactos relacionados à cidade e os resultados alcançados nestes últimos anos de implementação dos conceitos e tecnologias de verticalização foram abordados nesta sexta-feira (14/04), na Feicon, no São Paulo Expo, durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

No painel Cidades verticalizadas: edifícios altos e a relação com a sociedade e a sustentabilidade, o prefeito de Balneário Camboriú/SC, Fabrício Oliveira, apontou o resultado das ações desenvolvidas para a verticalização da cidade, que conta com os mais altos empreendimentos do País, o desenvolvimento socioambiental e a melhoria do ambiente de negócios do município.

“Referência nacional em sustentabilidade, Camboriú está prestes a se tornar uma cidade 100% saneada. A rede de coleta de esgoto é de 98%”, ressaltou o prefeito ao destacar que Balneário tem o metro quadrado mais valorizado do Brasil.

Na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, “nada é mais sustentável do que um prédio verticalizado, que usa a estrutura existente por perto, reduz o deslocamento e não afeta o meio ambiente”.

Segundo Fabrício de Oliveira, o setor produtivo entendeu que o crescimento das empresas e da sociedade, no viés social, econômico e sustentável, é proporcional ao que se colabora. “Formamos lá o Instituto +BC, que doa projetos e nos ajuda na gestão e na compreensão da visão de que o prefeito deve ser o condutor e não o ator principal”.

O vice-presidente Região Sul da CBIC, Marco Antonio Corsini, reforçou que o sucesso de Balneário Camboriú, principalmente na questão da verticalização, é resultado da relação da parceria público-privado, fruto de um trabalho que foi feito a várias mãos, com apoio do Sindicato da Indústria da Construção de Balneário Camboriú.

Compartilhando experiências
A gerente de Engenharia Aplicada na FG Empreendimentos e gestora de projetos do Instituto +BC, Stephane Domeneghini, compartilhou sua experiência com os edifícios altos de Balneário Camboriú. A empresa é responsável pela obra do Edifício One Tower, o mais alto residencial da América Latina, com 290 metros.

“Não precisamos falar de mercado imobiliário de alto-padrão apenas na Faria Lima [São Paulo], ou de inovação no Vale do Silício [na Califórnia, Estados Unidos]. Podemos fazer isso em todas as partes do Brasil”, salientou o prefeito.

“Não há limite para a Engenharia!”, mencionou a especialista, que pediu apoio para a atualização das normas técnicas no setor relacionadas às questões da verticalização e convidou os profissionais a terem acesso a esses conhecimentos para que embarquem em novas e melhores soluções.

Nesta linha, Martins informou que a CBIC conta com o projeto O Futuro da Minha Cidade, que mostra como a sociedade pode se organizar para que efetivamente faça um planejamento de longo prazo e o governante seja o executor, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). “A CBIC vai criar um manual de boas práticas para mostrar que o setor da construção é o interlocutor da sociedade perante o setor público naquilo que o setor da construção atua”, disse.

Este painel tem interface com o projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.

Confira a apresentação “Balneário Camboriú – Uma cidade de oportunidades” de Fabrício Oliveira.

COMPARTILHE!

Fevereiro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RO
Sinduscon – CO
Sinduscom-VT
Sicepot-PR
APEOP-PR
Sinduscon-PE
Ascomig
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscom-NH
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea