Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/07/2021

Prazo de Consulta Nacional de Norma de Elevadores termina hoje (21/7)  

A Emenda 1 da ABNT NBR 16858-1 Elevadores – Requisitos de segurança para construção e instalação Parte 1: Elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e cargas e a ABNT NBR 16858-3 Elevadores – Requisitos de segurança para construção e instalação Parte 3: Acessibilidade em elevadores para pessoas, incluindo pessoas com deficiência, estão em Consulta Nacional e o prazo para participação finaliza nos dias 21 e 26/7, respectivamente.

Qualquer interessado pode se manifestar a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação dos textos como apresentados; a aprovação dos textos com sugestões; ou a não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

A Emenda 1 da ABNT NBR 16858-1 revisa parte do conteúdo da norma publicada em 2020, sendo mantido o restante do seu conteúdo inalterado. Esta Emenda 1, após sua publicação, em conjunto com a ABNT NBR 16858-1:2020, equivalerá à ABNT NBR 16858-1:2021.

A Parte 3 da ABNT NBR 16858 estabelece os requisitos para o acesso e uso seguros e independentes de elevadores por uma ampla faixa de pessoas, incluindo pessoas com deficiência. É aplicável aos elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e carga, novos, de acordo com a ABNT NBR 16858-1. Para outros tipos de elevadores, por exemplo, elevadores inclinados, esta Norma pode ser utilizada como referência.

A ABNT NBR 16858, sob o título geral “Elevadores – Requisitos de segurança para construção e instalação”, tem publicadas as Partes 1 e 2 de 2020 e tem previsão de conter mais 5 partes:

  • Parte 1: Elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e cargas;
  • Parte 2: Requisitos de projeto, de cálculos e de inspeções e ensaios de componentes;
  • Parte 3: Acessibilidade em elevadores para pessoas, incluindo pessoas com deficiência;
  • Parte 4: Comportamento dos elevadores em caso de incêndio;
  • Parte 5: Evacuação de pessoas com deficiência usando elevadores;
  • Parte 6: Elevadores para bombeiros;
  • Parte 7: Requisitos para melhoria da segurança de elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e cargas existentes.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas técnicas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon-AM
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-DF
Sinduscon – Vale do Piranga
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-MT
ASEOPP
Sinduscon-SF
Ademi – RJ
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea