Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/06/2021

Pleito para redução do imposto de importação do aço é tema de entrevista

A Agência Estado conversou com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, sobre a formalização do pedido pela entidade ao governo federal, para redução do imposto de importação do aço.

Por conta do aumento no preço deste insumo nos últimos meses, o pleito da CBIC visa o corte da tarifa de importação de 12% para 1% pelo período de 6 a 12 meses. Na última quinta-feira (17), Martins esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o tema.

De acordo com a reportagem da Agência Estado, boa parte da alta no valor do aço foi em virtude da desorganização da cadeia produtiva e do salto da cotação do dólar e das commodities por conta da pandemia. “Em 2020, havia expectativa de que essa situação se normalizaria até o começo de 2021, o que não ocorreu”, destaca a matéria.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) acumulado em 12 meses até maio, cresceu 14,62%. A reportagem afirma que esse avanço foi puxado pelo subgrupo de materiais e equipamentos, com expansão de 32,50%. Neste subgrupo, a principal alta foi de itens metálicos, chegando a 77,8%.

O pedido de redução temporária do imposto de importação do aço pelo setor da construção visa provocar um choque de oferta por meio de estímulos à entrada do insumo importado no mercado nacional, ampliando a oferta e reduzindo preços e prazos de entrega.

Leia a matéria da Agência Estado

O tema tratado tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção“, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Lagos
ADEMI-AM
Sinduscon-Norte/PR
Abrainc
APEOP-SP
Sinduscon-RN
Sinduscon Sul – MT
ASEOPP
Assilcon
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.