Logo da CBIC

Agência CBIC

21/08/2018

Planejamento de obras eficaz depende do controle e exige acompanhamento de indicadores 

Desenvolver e implementar o planejamento de uma obra é uma atividade de relevância fundamental para o sucesso de qualquer edificação. Mas ter um processo gerencial que integre as ferramentas de controle e esteja alinhado ao plano da obra é um dos principais desafios dos modernos empreendimentos. O tema foi tratado pela engenheira civil Cecile Ulhôa, responsável pelo Departamento de Planejamento e Controle de Obras da Toctao Engenharia, durante sua participação em workshop promovido pelo Comitê de Construbusiness da Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio no Brasil -, neste mês, em Goiânia.

“O planejamento é fácil de ser implantado, o difícil é o controle. É necessário ter disciplina para tal, acompanhando indicadores específicos de cada área. Não podemos correr o risco de trabalhar para implantar algo que é de extrema importância, mas que no final pode não servir de nada”, detalhou a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Construção Civil, Cecile Ulhôa.

Entre os principais benefícios que podem ser obtidos com eficientes processos de controle, a engenheira da Toctao destaca a entrega da obra no prazo estabelecido, redução de custos, aumento da produtividade, com a redução de retrabalho; cumprimento com as metas de contrato e a consequente satisfação dos clientes. Para ser efetivo, o planejamento deve ser feito antes do início da edificação e prosseguir até o pós-obra.

“Os indicadores de controle servem para analisar se a construção está dentro do cronograma, se o custo está dentro do esperado; além de controlar a qualidade, ações voltadas para o meio ambiente, o cumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho, etc.”,  destaca Cecile.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Maio, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
ASBRACO
SECOVI-SP
Sinduscon-AC
FENAPC
Sinduscom-VT
Ademi – AL
Sinduscon-CE
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-RR
Sindicopes
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-SF
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X