
AGÊNCIA CBIC
PIT promove 1ª Oficina sobre formulação de política de ciência, tecnologia e inovação para construção
Está sendo realizada nesta terça-feira, dia 4 de outubro, na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Brasília, a 1ª Oficina sobre Formulação de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para Construção do Programa Inovação Tecnológica (PIT) da CBIC, como foco nos sistemas e processos construtivos e gestão da produção.
Participam da oficina, entre outros, o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins; o coordenador do projeto de Ciência e Tecnologia (C&T) e vice-presidente da Antac, Francisco Cardoso; o coordenador geral do PIT e vice-presidente de Tecnologia do Sinduscon-SP, Maurício Bianchi, e o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto.
Na abertura da Oficina, José Carlos Martins, destacou a importância de se investir em inovação tecnológica e o ganho que o setor terá com pessoas mais capacitadas. Mencionou os nove projetos que compõem o PIT, dentre eles o de Ciência & Tecnologia para a Inovação na Construção, que organizou essa oficina, e que tem como objetivo a formulação de uma política setorial sobre o tema C & T para a área de Tecnologia do Ambiente Construído.
Na ocasião, José Carlos ressaltou que o setor da construção é o único que ainda não tem um fundo setorial para inovação e aproveitou para fazer uma provocação: que o valor do fundo, quando decidido, seja de acordo com a participação do setor no PIB.
Também comentou do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), que faz parte das estratégias do governo e do setor privado para aumentar a produtividade da construção civil e solucionar gargalos do setor que enfrenta escassez de mão de obra.
A criação do Pisac é resultado de uma parceria entre o setor produtivo (representado pela CBIC); o Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (Lacis-UnB); o Governo do Distrito Federal; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa inglesa Building Research Establishment (BRE).
Durante esta oficina estão previstos os seguintes temas: “Oferta de pesquisa nas áreas temáticas da oficina e visão de futuro”; “Necessidades presentes e futuras de tecnologia & inovação identificadas pelo setor produtivo”, e “Estratégias públicas presentes e futuras para as áreas temáticas da oficina”.