Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/11/2013

PF prende três pessoas por corrupção na SRTE/RS

"Cbic"
01/01/2013

Por Jornal do Comércio

PF prende três pessoas por corrupção na SRTE/RS

Jair Stangler

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira três pessoas suspeitas de participar de um esquema de corrupção no âmbito da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS). Estão presos na Polícia Federal em Porto Alegre um auditor fiscal do trabalho, um servidor administrativo e o presidente de um grupo empresarial especializado em segurança do trabalho. Durante a ação da PF foram apreendidos R$ 55 mil na residência do auditor, possivelmente dinheiro oriundo de propina.

Segundo a PF, o esquema funcionava para resolver rapidamente embargos e interdições de obras dos clientes do grupo, fiscalizadas pelo auditor investigado. Ao mesmo tempo, obras não atendidas pelo grupo sofriam uma fiscalização mais rigorosa. Após o embargo da obra, o grupo se apresentava como solução. O esquema seria praticado há pelo menos dois anos. Segundo a PF, engenheiros de empresas encarregadas por grandes obras recebiam, em média, 5% do valor total dos contratos, e este seria o mesmo percentual destinado aos agentes públicos. Os clientes da consultoria, informa a PF, são tratados como vítimas do esquema. A investigação teve início em junho a partir de apuração do próprio Ministério do Trabalho.

A PF não divulgou o nome dos presos e do grupo empresarial envolvido, para não atrapalhar as investigações. “É uma empresa de Porto Alegre com vários anos de atuação no mercado”, afirmou o superintendente-geral da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Sandro Caron de Moraes. A organização criminosa estaria se expandindo também para São Paulo e Brasília e buscando obras e contratos maiores. Os maiores contratos até agora chegariam a R$ 500 mil. O esquema atingiria inclusive algumas das obras da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o delegado Aldronei Pacheco Rodrigues, que chefia a investigação, a Operação W (de work, trabalho em inglês), ainda não deveria ter sido deflagrada. Foi antecipada para impedir um atentado contra a vida de um auditor-fiscal do trabalho, não envolvido no esquema, que iria fiscalizar a construção de um empreendimento atendido pelo grupo em Gravataí. O atentado deveria acontecer entre ontem e hoje. Segundo Rodrigues, os servidores não tinham conhecimento.

COMENTÁRIOS

Sergio – 01/11/2013 – 09h18 Agora consigo entender o "porque" de boas empresas da construção civil de Porto Alegre serem obrigadas a fechar as portas. Muitas tiveram obras paralizadas. E o pior está por vir, a policia federal prende esses "EMPRESARIOS" e logo a justiça solta. Já vimos diversos filmes iguais.
________________________________________
Andre Mello – 01/11/2013 – 11h52 Agora da para entender a rigidez das fiscalizações no RS, no fundo não era para proteger o trabalhador e sim servir a ganância de alguns. Andre
________________________________________
Fernando – 01/11/2013 – 12h33 A Justiça solta em poucos dias, isso todos sabemos. Entretanto, o pior castigo é a imagem negativa dos corruptos e a falta de credibilidade que daí advém.
________________________________________
MARCELO – 01/11/2013 – 15h27 Esses auditores são muito arrogantes e sempre se acham acima da lei – que coloquem eles no seu devido lugar – proteção ao trabalhador sim – mas respeitando as partes.
________________________________________
Cristian – 01/11/2013 – 16h57 Não dá pra generalizar. A fiscalização do RS conta com centenas de fiscais e é eficiente, ela mesma denunciou as irregularidades envolvendo essa excessão
________________________________________
Diego – 02/11/2013 – 12h25 Muitas empresas honestas foram prejudicadas por ganância desses auditores, conheço empresas que não entraram neste esquema e acabaram fechando as portas. Auditores arrogantes e despreparados, gananciosos que não estão preocupados com a segurança e com os trabalhadores. A pergunta é a seguinte, será mesmo que é só esta empresa e alguns auditores envolvidos? Acho que não, que trabalha na área e conhece as figuras sabe que tem mais rolo por debaixo dos panos
________________________________________
Luiz Villavicencio – 04/11/2013 – 15h04 Espero que a PF, não pare por aí, pois quem tem que trabalhar com está gente, sabe muito bem que tem mais coisas envolvidas e muito mais pessoas também. Espero também que o governo Federal coloque um profissional para a Superintendência e não um político

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Ademi – ES
Assilcon
Sinduscon-AL
Sinduscon-BC
Sinduscon-MG
Ademi – RJ
Sinduscon-PA
Sinduscon-JP
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – DF
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.