
AGÊNCIA CBIC
PF descobre esquema de corrupção para liberação de obras no Rio Grande do Sul
A Polícia Federal deflagrou no último dia 31 de outubro a Operação W. (Work), que desarticulou um grupo criminoso que agia há cerca de dois anos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul e pretendia estender suas ações para Brasília e São Paulo, buscando obras e contratos maiores.
Muitas empresas do estado foram prejudicadas com a ação do grupo empresarial da área de segurança e saúde do trabalho e com servidores públicos que agiam de forma a resolver rapidamente embargos e interdições de grandes obras.
A ação consistia na visita de um auditor em uma obra privada que a vistoriava com rigidez, embargando toda a construção ou parte dela.
Após o embargo, a empresa, que já sabia de antemão que o auditor iria naquele empreendimento, entrava em ação, oferecendo seus serviços.
Depois da contratação com a assessoria, os trâmites para o desembargo da obra eram muito rápidos. Era oferecida uma espécie de salvo-conduto e a fiscalização então era atenuada. As obras não atendidas pelo grupo, no entanto, sofriam uma fiscalização ainda mais rigorosa.
Clique aqui para acessar matérias divulgadas na imprensa sobre o assunto.