Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/06/2019

Pará une forças para dinamizar construção e qualificar acadêmicos

Acordo interinstitucional abre novas perspectivas para o mercado das MPEs no Pará com foco na era da inovação, potencializando  a competitividade e capacitando universitários voltados ao empreendedorismo

Com perspectiva de estabelecer nova etapa de um constante processo de reinvenção e evolução, o ambiente da construção civil do Estado do Pará busca a mais rápida adequação ou absorção à chamada Indústria 4.0. Na terça-feira (19/06) passada, uma parceria inédita com a participação do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) apresentou soluções consideradas inovadoras para o mercado em solenidade ocorrida no auditório do Centro Universitário do Pará (Cesupa).

O ápice da programação foi a assinatura de Termo de Compromisso entre o Sinduscon-PA, Cesupa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), que firmaram cooperação técnica mútua para ampliar atendimento, potencializar capacidades, gerar conhecimentos, intensificar relacionamento e melhores negócios.

A proposta básica é modernizar práticas, utilizar tecnologia e talentos, proporcionando competitividade e resultados, quebrando paradigmas e oferecendo conceitos avançados e práticas desafiadoras e funcionais dos novos tempos de transformações.

O evento recebeu o nome de “Tecnologias Digitais na Construção Civil Paraense – Construtech’s”, e teve a participação de palestrantes que dividiram suas experiências com novas ferramentas a profissionais e estudantes da área:

  • Vigha, apresentado por Marcelo Chaar
  • Gero Obras, com exibição de Antônio Rezende
  • Mola Model, demonstrado por Márcio Sequeira

  

Otimismo

Presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho (Foto: Divulgação Sinduscon/PA)

“É um momento desafiador”, disse o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho.

“Estamos entendendo, cada vez mais, a importância da interoperabilidade. Esse conceito deve ser incentivado e aplicado para permitir a interação de várias informações pertinentes aos projetos, desde a sua concepção até a entrega da obra”, observou.

Na sua opinião, maior aproximação entre agentes e a criação de um ecossistema produtivo ampliam a capacidade de atuar no mercado, que precisa, conforme disse, em bem curto prazo, adequar-se às novas demandas. “Trazer a academia para esse ambiente é fundamental, como também é expressivo o papel do Sebrae”, considerou. “Estamos criando um cenário fortalecido, desde a base e preparando os jovens profissionais a pensar no mercado e nas soluções inovadoras a partir do início do seu aprendizado.”

Superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno (Foto: Divulgação Sinduscon-PA)

O superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, observou que é preciso unir e fortalecer expertises. “Estamos em busca de ser um grande ‘hub’ nesse processo. A ideia é mostrarmos um pouco do que tem de inovação, do que tem de ‘fora da caixa’, efetivamente”, apontou ele, informando que a relação com instituições de ensino superior foram estreitadas.

“Já começamos os trabalhos com as universidades: esse é um trabalho específico, segmentado para o curso de Construção Civil e Arquitetura, mas temos atuado nas áreas de Comunicação, Administração e Contabilidade. Fizemos algumas palestras em universidades, tanto que isso nos motivou a criar, e está em processo de gestação ainda, um programa para falar de empreendedorismo nesses ambientes, mas de uma maneira muito leve”, adiantou.

Para o diretor técnico do Sebrae, Fabrizio Guaglianone, a iniciativa possibilita ampliar horizontes do conhecimento no setor da construção, desde a formação de estudantes até a entrega das obras. “A proposta do Sebrae é essa: fomentar a expansão do conhecimento e a adoção de boas práticas, alinhadas pela inovação, para proporcionar melhores resultados a todos os segmentos envolvidos”, ressaltou.

Diretor técnico do Sebrae, Fabrizio Guaglianone (Foto: Divulgação Sinduscon-PA)

“Essa cooperação transformará o cenário de formação dos nossos estudantes, e os projetos educacionais têm tudo a ver com o país que seremos amanhã”, avaliou Sérgio Mendes, reitor do Cesupa. “Trabalhamos para que, amanhã, nossos estudantes ocupem postos importantes nas suas próprias empresas ou sendo empreendedores até na área pública. Fazemos parte desse projeto com o sentimento a favor da evolução”, enfatizou.

“Essa parceria engloba o diferencial daquilo que o Cesupa já vem propondo em sua atuação. Os alunos já começam o curso próximos do mercado e dos negócios. Isso proporcionará a eles um nível muito alto para quando forem atuar como profissionais”, prevê Fabrizio Guaglianone.

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Sinduscon-SM
ADIT Brasil
Ascomig
Sinduscon-RR
Sinduscon-MA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-BA
Sinduscon-Mossoró
Ademi – PE
Sinduson – GV
SECOVI-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.