Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/02/2012

Para que devem ser formados os novos engenheiros

No artigo “Para que devem ser formados os novos engenheiros”, publicado no último dia 19 de fevereiro, no jornal O Estado de S.Paulo, o ex-reitor da USP e presidente do Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, destaca que a Comissão Econômica para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas (Cepal/ONU) de 2008 recomenda por meio do estudo "A Transformação Produtiva 20 Anos Depois" a inovação como um dos pontos chaves para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

A inovação tecnológica depende das tecnologias existentes, das demandas sociais e do estoque de conhecimentos científicos disponível.

No texto, Roberto Leal destaca que “para que o Brasil se insira no contexto das nações inovadoras será necessário ampliar o número de Engenheiros com formação pós-graduada principalmente junto às empresas.

O baixo número de engenheiros com formação pós-graduada nas empresas não reduz somente o poder de inovação do setor produtivo nacional, mas prejudica também a formação dos novos engenheiros, uma vez os alunos de Engenharia têm, em geral, pouca convivência com docentes que aliem a ampla formação acadêmica com grande experiência no mercado de trabalho, já que grande parte do corpo docente das Escolas de Engenharia seguiu da graduação para a pós-graduação sem viver a experiência do exercício profissional fora dos muros da universidade.

Além disso, será preciso reformular os bacharelados de Engenharia atendendo aos estudos internacionais ligados ao ensino em geral, e à Engenharia em particular, que apontam para a prevalência de uma formação científica mais forte, uma visão integradora das diferentes áreas de atuação do engenheiro, sem a excessiva e precoce especialização que se verifica hoje no Brasil, bem como a capacidade de conciliar as necessidades da sociedade com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”.

Clique aqui para acessar a íntegra do artigo.
 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-RR
Sinduscon-PR
Sinduscon-BA
Sinduscon-Poços
Sinduscon – Vale
ASSECOB
ADEMI-AM
Sinduscon-Norte/PR
SINDICIG
Sinduscom-VT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.