Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/11/2014

Para Mercadante, governo tem maioria para aprovar superávit

"Cbic"
07/11/2014

Valor OnLine

Para Mercadante, governo tem maioria para aprovar superávit

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse ontem que o governo conta com a ampla base de apoio ao governo no Congresso para aprovar a revisão de meta de superávit primário para este ano. Mercadante disse que o Congresso não cometerá o "erro do Congresso americano", que não permitiu a rolagem da dívida daquele país, e afirmou que o Brasil foi um dos países que teve melhor desempenho nas contas públicas ao longo da crise financeira internacional.

O ministro da Casa Civil tratou ontem de assuntos da economia. Cancelou uma série de encontros com representantes do setor privado no Palácio do Planalto, inclusive uma reunião com o presidente do escritório no Brasil do Goldman Sachs, Paulo Leme.

Originalmente, Mercadante teria reuniões com os presidentes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Rodolpho Tourinho, às 14h30; do Goldman Sachs Brasil, Paulo Leme, às 15h30; e da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior, às 16h30. Todas canceladas.

"Precisamos nesse momento que o Congresso Nacional flexibilize o superávit primário", disse o ministro em entrevista no Palácio do Planalto. O governo projetou meta de 1,9% do PIB e registra até agora um déficit primário negativo. "Acredito que o debate público foi feito na campanha [eleitoral], e eu não vejo outro caminho, porque a única alternativa que nós temos é suspender todas as desonerações de impostos, aumentar imposto para o setor produtivo e para a indústria, o que eu acho que ninguém deseja, e cortar drasticamente gastos de investimento e social, o que vai trazer recessão e desemprego", completou.

Questionado sobre a volatilidade do mercado financeiro com a expectativa pela futura equipe econômica, o ministro desconversou. "O mercado tem volatilidade por causa do cenário internacional. Desceu e subiu, isso faz parte. A presidente vai apresentar no momento oportuno a nova equipe e ela está trabalhando para fazer a melhor escolha possível".

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BNU
Sindicopes
FENAPC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ADEMI – BA
Ademi – SE
Sinduscon-SP
Sinduscon-TO
SECOVI-PR
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea