
AGÊNCIA CBIC
Operação da Polícia Federal desarticula esquema de corrupção na área de segurança do trabalho
Foram cumpridos três mandados de prisão e seis de busca e apreensão nesta quinta-feira em Porto Alegre
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, dia 31, uma operação para desarticular grupo que agia na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul. Batizada de Operação W, a ação investiga um esquema de corrupção na área de Segurança do Trabalho.
Três pessoas foram presas preventivamente e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em operação antecipada para evitar atentado à vida de auditor que não integrava o conluio.
Foram presos um auditor-fiscal e um servidor administrativo da SRTE e o diretor de uma empresa gaúcha especializada em segurança no trabalho. A companhia ofereceria consultoria a construtoras com obras embargadas pelo auditor. A consultoria tem mais de 20 anos de mercado e operações em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Os alvos do grupo seriam grandes empresas de construção, que, ao terem as obras interditadas, teriam pressa em retomar os trabalhos. Conforme a PF, muitas das maiores construtoras no Rio Grande do Sul seriam clientes da consultoria, e pelo menos 30 obras teriam contado com os serviços dessa empresa.
— O auditor detectava irregularidades em andaimes, elevadores e outras etapas da obra e fazia o embargo. Então, a consultoria se oferecia para vender os serviços, e a obra era liberada em tempo recorde — explica Aldronei Rodrigues, delegado responsável pela Operação W.
A investigação ocorreu após a SRTE comunicar à PF indícios de irregularidades por parte de alguns servidores. A investigação começou em julho deste ano e deveria ser concluída apenas no início de 2014, mas teve de ser antecipada porque um auditor, que não pertencia ao esquema e embargaria uma das obras protegidas pela quadrilha, seria alvo de um atentado. Um caminhão seria usado para provocar um acidente com o automóvel do auditor durante o deslocamento entre Porto Alegre e Gravataí, na freeway.