Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

O crescimento do país na pauta da construção

"Cbic"
26/05/2014

Estado de Minas

O crescimento do país na pauta da construção

Jorge Luiz Oliveira Almeida Diante da atual conjuntura macroeconômica brasileira, de nossas potencialidades e das oportunidades que o país está deixando de desenvolver ainda mais, a 86ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) adotou um lema que explicita os anseios, não somente dos agentes do setor, mas de toda a sociedade brasileira: "Cresce, Brasil!".

 O maior evento da construção na América Latina reuniu empresários, gestores, profissionais e especialistas, além de autoridades, para debater soluções inerentes ao setor. Contudo, as discussões acerca de habitação, infraestrutura, saneamento, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais são pautas fundamentais de uma agenda multissetorial de desenvolvimento para todo o país.

 Por isso, o encontro, realizado entre os dias 21 e 23, ganha ainda mais relevância nesse momento em que o Brasil procura meios para retomar a curva ascendente. Cabe lembrar que, historicamente, os ciclos com maiores taxas de elevação do produto interno bruto (PIB) estiveram atrelados a um sólido desempenho da indústria da construção.

 Assim, reafirmando o compromisso com seus associados, com a sociedade mineira e com o progresso do país, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) assumiu papel de destaque dentro das discussões do Enic 2014.

 No Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços, o presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, com o apoio da Diretoria de Obras Públicas do Sindicato, conduziu os trabalhos sobre eficácia na gestão e aspectos específicos do segmento de montagem industrial. O encontro teve a participação de representantes de Sinduscons de sete estados.

 Nas reuniões do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), coordenadas pelo Sinduscon-MG, foi apresentado o projeto do novo sistema on-line de cálculo e divulgação do custo unitário básico (cub). O objetivo é dinamizar ainda mais o atual sistema, que já é utilizado por mais de 20 Sinduscons no país.

 Dentro das reuniões do banco de dados também foram ministradas as palestras: Aspectos econômicos e financeiros dos empreendimentos imobiliários; Pesquisa anual da indústria da construção (PAIC); Sondagem da indústria da construção; e Ferramenta para obtenção de informações do mercado imobiliário.

 Na parte técnica, durante o Enic2014 também houve o lançamento de duas publicações que tiveram a participação do Sinduscon-MG em sua elaboração. Uma é o Manual Nacional de Garantias, trabalho inédito que pretende uniformizar a linguagem dos manuais, principalmente dos prazos de garantias e informações acerca do uso, operação e manutenção dos edifícios.

 A outra é a cartilha Principais Normas Técnicas, uma realização do Sinduscon-MG com o apoio da CBIC, que lista as normas da ABNT relacionadas à atividade de construção de edifícios. Em sua terceira edição, a publicação traz a atualização do conteúdo e incorpora as novas normas de reforma e cabeamento estruturado.

 A programação do evento contemplou ainda a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social para as boas iniciativas no setor, por categoria Empresa, Destaque Social e Trabalhador Modelo. O 86º Enic foi realizado em Goiânia pelo Sinduscon-GO e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Sinduscon-JP
Sinduscon-JF
Ademi – AL
Sinduscon-TO
Sinduscon – Vale do Piranga
APEMEC
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – RJ
Sinduscon-MG
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea