Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/07/2012

Novos processos construtivos são garantia de atendimento à demanda futura

A modernização dos processos construtivos brasileiros foi um dos temas de destaque do painel do dia 28 de junho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), da CBIC, por ocasião do 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Belo Horizonte (MG).

Na oportunidade, especialistas como o arquiteto e consultor do CBCA, Sidnei Palatnik, fizeram um balanço dos novos sistemas disponíveis no mercado brasileiro, com destaque para as estruturas metálicas, o steel framing (sistema leve de aço galvanizado para montagem de painéis) e os painéis industrializados.

“Com a construção em alvenaria dificilmente conseguiremos garantir a produtividade e a alta qualidade que queremos e precisamos. O processo é muito lento e pouco uniforme. O steel framing, por sua vez, é modular, flexível, tem alta produtividade e baixo desperdício, é seco e tem alto desempenho termoacústico”, disse Palatnik. 

“Com o sistema metálico, é menos gente no canteiro, menos banheiros e até menos água necessários”, completou Carlos Valério Amorim, diretor da Codeme Engenharia, de Betim (MG).

“Com o sistema metálico, é menos gente no canteiro, menos banheiros e até menos água necessários”, completou Carlos Valério Amorim, diretor da Codeme Engenharia, de Betim (MG).

Entre as evoluções do sistema desenvolvidas pela empresa está o pilar tubular, que aposenta o uso de formas.

Por Nathalia Barboza – Sinduscon-SP/Enic.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
Ademi – PE
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AC
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-BNU
SECOVI-GO
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Brusque
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea