Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/12/2023

Novos integrantes do CBIC Jovem realizam primeira reunião em Brasília

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) deu início, nesta segunda-feira (11), a uma nova etapa do programa de capacitação CBIC Jovem. O encontro inaugural aconteceu na sede da entidade, em Brasília, reunindo os jovens que se dedicarão voluntariamente ao programa nos próximos dois anos.

O CBIC Jovem é uma iniciativa que visa proporcionar oportunidades de aprendizado, networking e engajamento em projetos relevantes para o setor da construção. Palestras, workshops e mentorias fazem parte do escopo do programa, proporcionando uma experiência enriquecedora aos participantes.

Durante a primeira reunião, os jovens tiveram a oportunidade de interagir com os vice-presidentes de cada área da CBIC, participando também de uma roda de conversa com o presidente da entidade, Renato Correia, e o vice-presidente Eduardo Aroeira.

Renato Correia destacou a importância do trabalho no CBIC Jovem, ressaltando que, embora exigente, traz recompensas valiosas. ”É um trabalho voluntário que dá trabalho, mas tem recompensas, que são os aprendizados, experiências, as relações que são construídas aqui com pessoas de todos os setores e de todo o país”, afirmou. 

Correia apresentou números que ilustram a dimensão do setor da construção, com 170 mil empresas, a maioria de pequeno porte. Ele ressaltou a necessidade de rediscutir estratégias para reinclusão de mão de obra no setor e pediu a contribuição dos jovens. “E os jovens podem contribuir tentando entender as dores e os desafios do setor. Vocês, jovens, precisamos mais do que nunca de vocês”, ressaltou o presidente da CBIC. 

Correia ainda enfatizou a velocidade das mudanças na construção e a importância da contribuição dos jovens para a evolução do setor. ”Agora as coisas estão mudando numa velocidade que fica difícil de acompanharmos, por isso a gente conta com vocês, para nos ajudarem a evoluir”, finalizou. 

Eduardo Aroeira, vice-presidente da CBIC, também compartilhou suas experiências como participante da primeira edição do CBIC Jovem. Ele enfatizou a busca por novas lideranças. Aroeira expressou confiança no projeto e destacou a importância da renovação no setor. “Acreditamos muito nesse projeto. Acredito também que precisamos renovar tanto os quadros das empresas quanto dos líderes de entidades”, disse. 

O vice-presidente observou que o setor está passando por um momento de transição e instigou os jovens a contribuírem para tornar os processos construtivos mais modernos. Ele completou sua fala afirmando que os jovens têm mais chances de fazer essa transição acontecer. “Vocês, jovens, são o futuro da construção”, enfatizou.

Aroeira concluiu destacando a importância da colaboração entre as gerações. “A gente precisa que a visão do novo converse com a antiga e assim a gente construa o melhor caminho para o setor. O projeto existe para que vocês possam contribuir com essa visão que a gente não consegue ter”, finalizou. 

A vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, enalteceu a relevância do programa de capacitação e ressaltou o impacto positivo que ele tem na formação dos jovens profissionais do setor da construção.

Ana Cláudia destacou a abrangência do programa, que vai além do desenvolvimento técnico e se estende à formação de lideranças conscientes e socialmente responsáveis. “O CBIC Jovem não é apenas uma plataforma para adquirir conhecimentos técnicos, mas também um espaço para cultivar valores éticos e promover a responsabilidade social”, disse.

“Parabenizo cada um dos jovens que hoje iniciam essa trajetória conosco. O compromisso de vocês não é apenas com o crescimento profissional, mas também com o desenvolvimento sustentável e social do nosso setor”, afirmou. 

Ao ressaltar a importância da responsabilidade social no contexto da construção civil, Ana Cláudia Gomes reforçou o papel que os jovens desempenham na formação de um futuro mais justo e sustentável para a indústria. “Vocês são agentes de transformação e a responsabilidade social é uma parte crucial desse processo. Que essa jornada seja enriquecedora e que, juntos, possamos construir um setor mais ético, inclusivo e comprometido com o bem-estar da sociedade”, finalizou. 

O tema do encontro tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).


COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Caxias
ANEOR
Abrainc
Sinduscon-JF
ADEMI-AM
APEOP-PR
Ascomig
Sinduscon-AM
Sinduscon-TAP
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea