Logo da CBIC

Agência CBIC

29/06/2012

Novo seguro garante entrega da obra em dia

"Cbic"
29/06/2012 :: Edição 349

Jornal O Povo – 29/06/2012

 

Novo seguro garante entrega da obra em dia

Será lançado no mercado brasileiro hoje, às 17 horas, último dia do 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (Enic), o Seguro Garantia de Entrega da Obra. O novo seguro se difere dos demais por garantir a entrega do empreendimento no prazo e nas especificações contratadas, mesmo em caso de falência da incorporadora.
 O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, diz que o Seguro Garantia é um sonho de 12 anos que está se concretizando. "Ele é barato, custa de 0,5% a 1,5% do valor da obra, e dá 100% de garantia ao consumidor de que ele receberá o imóvel pelo preço que comprou e com todas as especificações contratadas", disse.
 Com isso, o empreendimento passa a ter menor risco e, segundo Safady, até os financiamentos começarão a baratear para este imóvel. "Para as construtoras vai haver redução dos custos até de lançamentos e comercialização. O seguro passa a ser mais um atrativo para aquele empreendimento que será vendido numa velocidade maior", garante.
 "A preocupação é antiga e agravada, recentemente, por alguns atrasos que ocorreram. A maioria das construtoras entrega suas obras no prazo, mas aquelas que costumam atrasar terão, agora, que rever seus processos se quiserem pleitear o seguro", disse a coordenadora do Convênio Núcleo de Seguros da CBIC, Rossana Costa.
 Como funciona
 O seguro será gerido pela Essor, seguradora criada a partir da união de duas grandes do setor, Mapfre e Scor Reinsurance Company.
 Hoje, em caso de atrasos, a companhia de seguros só pode ser notificada após o término do prazo para entrega do imóvel. No caso do Seguro de Entrega, a seguradora não só irá acompanhar o dia a dia dos trabalhos, como identificar onde ocorreu o problema.
 Para utilizar o seguro, o empreendimento deverá estar enquadrado na Lei do Patrimônio de Afetação (Lei 10.931/2004), que separa o patrimônio do empreendimento dos demais bens da incorporadora. Ou seja, os bens não se misturam, o que dá maior tranquilidade ao comprador em caso de insolvência da incorporadora.
 A venda do produto Seguro Garantia de Entrega de Obra é feita totalmente via online, por meio do convênio-seguro do CBIC.
 A repórter viajou a convite do Sindicato da Construção Civil do Estado do Ceará – Sinduscon-CE.
 O quê
 ENTENDA A NOTÍCIA 
 O mercado da construção civil viveu uma grande alta em 2010 e 2011, mas agora começa a arrefecer. O mercado busca agregar outros produtos e serviços aos empreendimentos para retomar o vigor das vendas.
"Cbic"

 

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Ademi – ES
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – SE
Abrainc
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Assilcon
Sinduscon – CO
Ademi – MA
Sinduscon-MS
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC