
AGÊNCIA CBIC
‘Novo PAC’ é destaque no Valor Econômico e destaca visão da CBIC

O novo programa de investimentos em obras de infraestrutura, que está sendo chamado informalmente de “novo PAC” – em relação ao antigo Programa de Aceleração do Crescimento – será lançado no final de abril. O tema ganhou destaque na matéria do jornal Valor Econômico desta quinta-feira (23), onde trouxe a visão do setor privado em relação ao programa.
Mesmo com o projeto ainda em fase de elaboração, o jornal destacou que as diretrizes sinalizadas até agora pelo governo agradaram o setor de infraestrutura. Para entidades que têm dialogado com a equipe, a percepção é de que há um esforço para que as falhas do antigo Programa de Aceleração do Crescimento não se repitam.
Ao longo da reportagem, o jornal publicou a avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, que considerou a necessidade de planejamento e de articulação com estados e municípios como essencial.
O jornal destacou ainda o papel da CBIC no caso do PAC. A entidade mapeou quatro problemas centrais que levaram à paralisação de obras: a falta de pagamento, de qualidade dos projetos, de licenciamento ambiental e de desapropriação. Além disso, o presidente apontou à reportagem os casos em que a estrutura começava a ser construída sem que a cidade tivesse condição de assumir o custeio.
“Uma vez que se constrói uma escola, um hospital, a prefeitura se torna responsável pela manutenção, por contratar médicos, professores. Não adianta entregar sem articulação”, avaliou o presidente da CBIC.
Para ele, há uma disposição clara do governo em corrigir os erros. “Essa equipe viveu os problemas, sentiram na carne.”
Clica aqui e confira a matéria na íntegra.