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02/10/2012

Nova Odessa inicia nova fase de obras de saneamento

"Cbic"
02/10/2012 :: Edição 413

DCI – Comércio, Indústria e Serviços – 02/10/2012

NOVA ODESSA INICIA NOVA FASE DE OBRAS DE SANEAMENTO

Começa na próxima semana, a obra de passagem do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo sob o leito da Rodovia Vicinal Arnaldo Julio Mauerberg, na altura do Jardim Flórida e da Vila Azenha, próximo à ponte sobre o rio, em Nova Odessa.

Realizada pela Companhia de Desenvolvimento (Coden), esta é uma das últimas etapas da construção do Interceptor. A intervenção consiste na instalação de tubos de concreto armado de 1.000 milímetros de diâmetro, de um lado ao outro da estrada, assentados sobre brita e berço de concreto, em função disso a complexidade da obra.

Cada tubo pesa 1.500 quilos. Pelo mesmo motivo, a obra não pode ser feita pelo método não-destrutivo. É preciso a abertura de uma trincheira ao longo do leito da rodovia e, consequentemente, um desvio no tráfego de veículos e pedestres.

De acordo com a autoridade municipal de Trânsito, José Darci Secco, em função da obra estão previstas alterações no trânsito. "Durante a obra do Interceptor Quilombo, o trânsito pela chamada ponte da Vila Azenha será desviado para a ponte que liga o Jardim Nossa Senhora de Fátima/Residencial Triunfo ao Jardim São Jorge, entre as ruas Florianópolis e Silvio de Paula", diz.

Dessa maneira, o motorista que vem da Rodovia Anhanguera e da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima em direção ao centro de Nova Odessa terá que desviar pela Rua Alexandre Bassora, cruzar o Quilombo entre o Triunfo e o São Jorge e então tomar as ruas Cida Carreon (em direção ao centro) ou Ilda Bagne da Silva (em direção ao Flórida).

Já quem vai do centro, da Vila Azenha ou do Jardim Flórida em direção à Anhanguera e aos bairros pós-Ribeirão Quilombo vai ter que tomar o caminho contrário, cruzando os jardins Flórida, São Jorge, Triunfo e Nossa Senhora de Fátima. "O controle do tráfego, nos períodos de pico, será feito pela equipe do Setor de Fiscalização de Trânsito da prefeitura, que pediu bastante atenção de motoristas e pedestres durante a execução da obra", completa.

O diretor-presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro, disse que resta apenas realizar as interligações nos trechos mais complexos, como esta passagem sob a rodovia, para finalizar o Interceptor Quilombo.

O interceptor Quilombo tem 8.200 metros de ponta a ponta, começando no Córrego Palmital e terminando na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Quilombo. "A construção do Interceptor foi dividida em trechos, contemplados com recursos de diversos convênios. A licitação do trecho que inclui esta passagem sob a rodovia vicinal, realizada diretamente pela prefeitura e que conta com parte dos recursos oriundos dos Comitês PCJ, foi vencida pela empresa Terrain, com um investimento de R$ 531 mil. Este contrato especificamente prevê a instalação de 858,5 metros de tubos de 600 e 1.000 milímetros, distribuídos em vários pontos da margem esquerda do Quilombo. A Coden é interveniente deste contrato, acompanhando a execução das obras", explicou.

No total, a Prefeitura de Nova Odessa, a Coden e parceiros como o governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e os Comitês PCJ, investem aproximadamente R$ 24 milhões no Plano Diretor de Esgotamento Sanitário da cidade. Apenas a ETE propriamente dita, que conta com uma das mais modernas tecnologias disponíveis, custou R$ 11,6 milhões, dos quais R$ 7,6 milhões foram financiados ao município em 240 meses pelo governo federal, através do PAC. O restante é pago pela prefeitura, com recursos próprios.

Já o sistema de tubulações que vai levar o esgoto à ETE, formado por 7 Coletores Tronco e pelo Interceptor Quilombo, recebe investimentos totais de aproximadamente R$ 12,4 milhões.

"Cbic"

 

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