Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/04/2021

Nota de Falecimento

Com grande pesar, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comunica o falecimento do diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, nesta segunda-feira (19), aos 75 anos de idade, em consequência de complicações da Covid-19.

Perda irreparável para a família e os amigos que mantinha em todo o País, Abijaodi estava internado desde o dia 12 de março, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.

“Abijaodi, além de suas funções na diretoria da CNI, foi meu companheiro no Comitê de Investimentos do FI-FGTS. Aliás, mais do que companheiro, foi minha referência nas análises e decisões do Comitê. Uma grande perda pessoal e profissional para todos nós”, diz o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

Nascido em Minas Gerais, o também engenheiro civil deixa a esposa Zuleide, seus filhos Gustavo e Juliana e seus três netos – Bernardo, Matheus e Sophia.

Abijaodi acreditava em um Brasil mais humano, justo e igual

Diretor da CNI desde novembro de 2010, exerceu suas atribuições com competência, liderança e cordialidade.

Abijaodi reativou o debate sobre abertura comercial e livre comércio dentro da indústria. Foi presença ativa nos debates do acordo Mercosul-União Europeia e, no acordo de Facilitação de Comércio da OMC e na criação do Portal Único do Comércio Exterior.

Sua trajetória é marcada pela defesa incansável de políticas públicas pela inserção internacional da indústria brasileira e de serviços.

Foi o grande apoiador do projeto Indústria + Produtiva, por sempre enxergar a importância de uma ação que olhasse para a produtividade dentro das empresas. O programa foi a mais bem-sucedida iniciativa de política industrial dos últimos anos.

Foi Abijaodi, também, que apresentou ao então Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviço (MIDC) o conceito e a proposta da Câmara Brasileira da Indústria 4.0. Esse projeto se tornou o ‘Brasil Mais Produtivo’.

Além disso, era membro do Comitê de Investimento do FI-FGTS, juntamente com o presidente da Coinfra/CBIC.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
ASBRACO
Ascomig
Sinduscon-BA
SECONCI BRASIL
Sinduscon – CO
Sinduscon-AL
SECOVI- PB
Abrainc
Sinduscon-PE
SECOVI-PR
Sinduscon-BNU
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea