Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/03/2021

Nota de Falecimento

Com grande pesar, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comunica o falecimento do presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), Luiz Fernando Santos Reis, ocorrido ontem (04/03), aos 84 anos de idade, de Covid-19.

Uma perda irreparável para a família e os amigos, o dirigente deixa viúva a esposa Silvia Fraga. Em razão da causa da morte, o velório não será aberto. O sepultamento será nesta sexta-feira (05/03), às 16h, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Renomada trajetória na Engenharia

Nascido no dia 11 de fevereiro de 1937, no Rio de Janeiro, o engenheiro civil teve uma trajetória renomada na área de Engenharia. Há quase oito anos à frente da Aeerj – entidade afiliada à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – faleceu no exercício da presidência da entidade e na defesa dos seus associados.

Em seus mais de 60 anos de atuação como engenheiro, executivo de empresas de construção e líder setorial, Luiz Fernando viveu intensamente e transformou os lugares por onde passou.

Filho e neto de engenheiros, Luiz Fernando começou sua carreira ainda bem jovem e participou de obras importantes, como a construção de terminais portuários, rodovias e sistemas de água e esgotos espalhados pelo Brasil.

Se especializou em engenharia de portos e viajou pelo país gerenciando projetos durante anos. Foi diretor da Christiani-Nielsen e da Carioca Engenharia.

Teve, ainda, uma longa e profícua atuação representando o setor. Foi presidente do Sindicado Nacional da Indústria da Construção (Sinicon), onde liderou campanhas pela infraestrutura e defendeu empresas e empregos durante duas décadas, e, mais recentemente, se tornou o primeiro presidente executivo profissional da Aeerj.

Na Associação, foi responsável pela completa reformulação da entidade. Deu relevância à Aeerj com seu incansável empenho em melhorar o ambiente de negócios, qualificando as partes interessadas, por meio de dezenas de eventos, palestras e seminários que promoveu e, por vezes denunciando problemas da infraestrutura do Rio de Janeiro na mídia.

Em defesa de seus associados, Luiz Fernando, quando precisou, foi crítico de gestores públicos e apontou abusos e irregularidades cometidos contra as empresas de construção, inclusive na justiça, como não-pagamento de dívidas, quebra de contratos, entre outros.

Realizou uma verdadeira cruzada para transformar a imagem e a reputação do setor. Criou, implantou e treinou uma política de compliance, um código de ética e um canal de denúncias na associação.

E, para que não ficassem apenas no papel, passou a realizar eventos de treinamento com diversos órgãos e entidades, como Controladorias do Estado e do Município, Tribunais de Contas, governos e entidades especializadas no tema. Se recusava a melhorar apenas a Aeerj, queria levar conhecimento e treinamento também para os associados.

Luiz Fernando era um homem de sua época, mas com uma inteligência privilegiada e pensamento moderno, que nunca deixou de querer aprender e participar do que acontecia com o País e com o Rio de Janeiro. Um líder setorial que fazia questão de estimular o debate e a troca de ideias e experiências. Circulava, conhecia as pessoas, era conhecido, marcava audiências e reuniões, fazia tudo que era possível para defender suas ideias e os interesses da população, dos trabalhadores, do setor e de seus associados.

Se apresentava como “o empreiteiro”. Mesmo em tempos de crise de credibilidade do setor, reconhecia erros mas sempre externou orgulho desta casta que, segundo o próprio, construiu o Brasil. Defendia e explicava o valor de um setor que conhecia melhor do que ninguém. Era uma enciclopédia das obras da cidade do Rio assim como um excelente analista da política de infraestrutura de gestões municipais e estaduais, o que o fez fonte de diversos jornalistas durante anos.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-SP
Sinduscon-BC
Ascomig
Sinduscon-CE
Sinduscon-BA
Sinduscon-AM
Sinduscon-PA
ADEMI-AM
ADIT Brasil
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea