Logo da CBIC

Agência CBIC

13/08/2012

Norma de Desempenho permitirá confronto entre qualidade prometida e fornecida

Em consulta pública pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até o dia 13 de setembro deste ano, a Norma de Desempenho (NBR 15.575), que trata de Edificações Habitacionais – Desempenho, parametrizará características de edificação, permitindo confrontar, de forma mais objetiva, qualidade prometida com qualidade fornecida.

É o que acredita o 1º coordenador da Comissão de Estudos da Norma de Desempenho, Ércio Thomaz.

Segundo ele, construtoras, incorporadoras, diretores de marketing e corretores de imóveis deverão ter muito mais cuidado ao anunciarem ‘janelas acústicas’, ‘pisos antiderrapantes’, ‘fachadas autolimpantes’,  ‘cobertura térmica’, ‘instalações com magnífica durabilidade’ e outros jargões, todos passíveis de serem qualificados ou quantificados.

Para o coordenador da Comissão de Estudos da NBR 15.575, um dos desafios para que a norma seja implantada com sucesso é despertar a conscientização e a motivação do meio técnico e produtivo.

“O conservadorismo de alguns será vencido quando começarem a perder mercado, pois a norma instrumentalizará o consumidor brasileiro que se torna mais exigente a cada dia”, destaca.

“Ressalve-se que muitos incorporadores e muitas construtoras já atendem praticamente a todas as exigências da NBR 15.575, considerável diferencial para ampliação de mercados.

A consequência virá quando as companhias públicas de habitação e particularmente a Caixa Econômica Federal passarem a exigir o total cumprimento da norma, o que, para o bem da cidadania, parece ser tendência irreversível”, reforça.

A CBIC ressalta a importância de todos os agentes/profissionais atuantes no setor da construção participarem da votação das seis partes da Norma de Desempenho: Requisitos Gerais (NBR 15575-1); Sistemas estruturais (NBR 15575-2); Sistemas de pisos (NBR 15575-3); Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15575-5), e Sistemas hidrossanitários (NBR 15575-6 A consulta está disponível no link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx.

Clique no link do “ABNT/CB-02 Construção Civil” para ter acesso às seis partes da Norma. Para visualizar e votar, é preciso apenas criar o ABNT Passaporte (nome, CPF, email e senha).

O processo é rápido e simplificado.

Clique aqui para acessar o passo a passo para a votação.

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscom-SL
Sinduscom-NH
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-BC
Sinduscon-MA
Sinduscon-MG
Sinduscon-CE
Sinduscon-DF
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – RJ
Sinduscon-Vale do Itapocu
ADIT Brasil
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X