Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/10/2010

Norma de coordenação modular entra em vigor e permite racionalizar processos construtivos

Já está em vigor a NBR 15873:2010 – Norma de Coordenação Modular para edificações, que especifica como padrão a medida de 100 mm para módulos básicos, além de definir os termos e os princípios da coordenação modular para edificações.

O conceito de coordenação se aplica ao projeto e construção de edificações de todos os tipos e também à produção de componentes construtivos.

O objetivo é permitir que os sistemas e componentes tenham medidas padronizadas de forma industrial e sejam compatibilizados desde o projeto, tornando a construção mais racionalizada e com alto índice de produtividade.

A norma cancela e substitui a ABNT NBR 5706 – Norma de Coordenação Modular da Construção, que fixava as condições exigíveis a serem observadas na elaboração de projetos coordenados modularmente, assim como outras 24 normas da ABNT que fazem referência à Coordenação Modular.

De acordo com o coordenador do Projeto Modulação do Programa de Inovação Tecnológica (PIT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Mário William Esper, o Brasil é um dos pioneiros na aprovação da norma de coordenação modular decimétrica (módulo de 10 cm), a NB-25R, em 1950. Segundo Mário William, o sistema modular facilita a industrialização e padronização de métodos e detalhes.

Além disso, contribui para o controle da produção no momento em que usa técnicas pré-definidas, diminui problemas de interface entre os componentes, elementos e subsistemas, e reduz desperdícios e erros de mão de obra.

 

O coordenador do projeto na CBIC exemplifica que a amarração entre as paredes pode ser obtida com maior facilidade se o uso do bloco proporcional substituir blocos de dimensões distintas.

 

Ele destaca também que nas edificações em alvenaria estrutural é importante ter a definição da sequência de técnicas para a execução dos subsistemas.

 

"Com a coordenação modular, o controle de execução é mais efetivo, inclusive com redução de patologias", afirma Mario William.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon – Grande Florianópolis
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-SF
Ademi – PE
Sinduscon-Porto Velho
ANEOR
Sinduscon-SM
Sinduscon-AP
Abrainc
Ademi – RJ
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea