Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/12/2022

Norma ABNT NBR 17170 é lançada

Esta semana foi lançada a Norma ABNT NBR 17170 – Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes, durante evento realizado em parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com as entidades: Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT (ABNT/CB-002), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação de Apoio à Normalização da Construção Civil (COBRACON) Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). 

O documento conta com diretrizes para que o mercado estabeleça condições, prazos e garantias em edificações e foi elaborado pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-02), pela comissão de estudo de Garantias das Edificações (CE-002.140:003). 

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, esse é um momento muito importante para a construção do Brasil. “O assunto de garantias tem rendido muito problema no Brasil. Chegaram a criar uma indústria de ações sobre vícios construtivos, baseada exatamente nessa lacuna que existe, em termos legais e de regulação, de quais prazos que devem ser cumpridos. Diante desse cenário, a elaboração dessa norma é fundamental”, disse. 

Segundo o presidente do Conselho Jurídico (CONJUR-CBIC), José Carlos Gama, o regulamento gera maior segurança jurídica nas relações entre incorporador e cliente. “Essa diretriz gera maior transparência, deixando claro prazos recomendados de garantia para mais de 180 processos ou itens que compõem o imóvel. Além disso, a Norma elimina a interpretação equivocada que o prazo legal de garantia, previsto no art. 618 do Código Civil, é aplicado para todo e qualquer vicio”, apontou.  

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), Dionyzio Klavdianos, reforçou a importância da normatização. “A norma de garantia é uma conquista de toda a cadeia produtiva da construção civil e veio para ajudar no relacionamento entre a incorporadora, construtora e cliente final no que tange a assistência técnica”, destacou.

O documento está disponível no ABNT Catálogo



O tema tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da COMAT/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon-SP
SECOVI- PB
Sinduscon-RO
FENAPC
Sinduscon-BA
ADEMI – BA
Sinduscon – Norte
Sinduscon-DF
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RR
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea